Matérias e Colunas

Categoria:

O estresse e a atividade física

o estresse e a atividade física
Atividade física ajuda a combater mal-estar | Foto: Divulgação

Estresse é um processo complexo que envolve aspectos bioquímicos, físicos e psicológicos. As queixas mais comuns que as pessoas costumam relatar são fadiga, desânimo e falta de apetite, podendo ainda apresentar aumento da pressão arterial. Porém, a resposta para cada ser humano é diferente e depende do estilo de vida e da habilidade intrapessoal de lidar com situações estressantes.Existem dois tipos de estresse: um positivo e outro negativo. O primeiro, também chamado de Eustress, motiva e estimula a pessoa a lidar com a situação, gera a sensação de realização pessoal e bem-estar. Já o segundo, chamado de Distress, é o tipo que adoece relacionado à sobrecarga e ao excesso. Os dois têm reações fisiológicas semelhantes, mas é essencial que a distinção seja feita, pois os efeitos causados por ambos são completamente antagônicos.O estresse e a produtividade relacionam-se diretamente, o Eustress induz a produção de adrenalina em níveis fisiológicos, e sem adrenalina, o indivíduo pode tornar-se menos produtivo, mas o Distress faz com que o rendimento caia e a susceptibilidade a contrair doenças aumente.

A prática regular de exercícios físicos pode ocasionar a redução dos níveis dos hormônios estressantes, adrenalina, noradrenalina e cortisol, além de proporcionar diversos outros benefícios, como o aumento da autoestima, diminuição da insatisfação, depressão e ansiedade, redução da frequência cardíaca e melhora da disposição física, auxiliando na distração e relaxamento.

Portanto, além da prática regular de exercícios físicos, é importante ressaltar outros recursos a serem utilizados no combate ou prevenção do estresse, tais como alimentação balanceada, sono necessário e aproveitamento do tempo livre com atividades prazerosas.

Bom treino!

Compartilhe esse artigo!

Gostou desse artigo? Comente!

Quer divulgar o seu negócio aqui?
Chame no WhatsApp!