Motivos para comemorar não irão faltar

0
MOTIVOS PARA COMEMORAR NÃO IRÃO FALTAR

Champagne tem a cara de qualquer comemoração | Foto: Divulgação

Eis que teremos um mês de junho atípico. O Brasil sediará a Copa do Mundo, fato que não tem agradado a todos. O início dos jogos coincide com o Dia dos Namorados. Ou seja, se você não está satisfeito com a Copa do Mundo, não tem problema, porque ainda assim você terá motivos para comemorar o dia 12 de junho.Poderia fazer várias sugestões de bebidas para esse dia tão especial e cheio de significados para os românticos e apaixonados, inclusive para os que futebol também é um caso de amor, mas não tem como, o Champagne é o preferido para esse dia. Até pelo fato de estar associado às grandes comemorações.

Primeiro devemos deixar claro uma coisa: só é Champagne o vinho espumante elaborado na região de Champagne, na França. O nome Champagne é uma Apelação de Origem Controlada(AOC), a mais rigorosa utilizada na França. Elaborado pelo método chamado de “Champenoise” ou tradicional, que tem como sua principal característica a segunda fermentação acontecer na garrafa, com as três uvas permitidas na região a branca Chardonnay e as tintas Pinot Meunier e Pinot Noir.Então concluímos que temos vinhos brancos elaborados a partir de uvas tintas. Quando vemos a expressão “Blanc des Blancs” (Branco de brancos) nos champagnes é porque o vinho foi elaborado apenas com a uva Chardonnay. O champagne é a mistura de vinhos de safras diferentes, por isso não se menciona a data no rótulo, a não ser em anos excepcionais, que chamamos de Millésime (safrado).

Muitos sabem que era a bebida preferida de Napoleão e conhecem sua célebre frase sobre o Champagne : “nas vitórias é merecido, nas derrotas é necessário”. Sugestão, deguste sempre um champagne para se preparar e para receber grandes vitórias! Dificilmente uma mulher resiste ao Champagne. Nós amamos “bubbles”!!! Já dizia Madame de Pompadour (amante do rei Luiz XV) “Champagne é a única bebida que deixa as mulheres ainda bonitas depois de bebê-la!”.
Com os preços nas alturas, não é todo dia que se pode abrir uma garrafa de Champagne digo, não
para a maioria das pessoas. Embora consigamos encontrar excelentes Champagnes com valor até R$ 150. O que para alguns ainda é um preço elevado, uma vez que uma garrafa é pouco, você vai querer a segunda! Porém, para nossa sorte podemos optar pelos espumantes. Hoje temos vários de excelente qualidade. Já que a Copa é no Brasil, que tal valorizarmos os nossos espumantes? Eles ganharam o mundo e nos mostraram a nossa verdadeira vocação quando nos referimos aos vinhos.Produzidos fora da região de Champagne, alguns usam na sua elaboração o método Champenoise, outros o Charmat (onde a segunda fermentação ocorre em cubas).

Agora o que escolher para acompanhar o Champagne? Tudo! O Champagne ou um espumante de excelente padrão vão desde o café da manhã até o jantar! Além de elegante, sofisticado e delicioso, ele é muito versátil, mas a noite é especial, tem futebol e é dia dos namorados. Vamos unir as datas e servir “belisquetes” gostosos e super simples de serem feitos.
– Torradinhas com queijo brie e damasco: primeiro fuja das “convencionais” é o barato que sai caro, porque elas vêm muito quebradas. Uso sempre a Graça`s Torradas, tem em sabor integral, tradicional e a com salsa e cebola. São maravilhosas! Para esse belisquete opto pela tradicional.Queijo brie e geléia de damasco. Não precisa de muita coisa quando se tem borbulhas! Pré-aqueça o forno, cubra as torradas com uma camada de queijo brie, colocando por cima do queijo uma colher de café de geléia de damasco. Leve ao forno pré-aquecido por no máximo cinco minutos (ou até o queijo amolecer). Está pronto, simples, prático e gostoso. Outra sugestão com as mesmas torradinhas é servi-las com patê de fois com ervas finas e geléia de amora, mas essa não vai ao forno.

Outro belisquete simples que faz sucesso é rechear folhas de endívia com salmão defumado, cobrir com azeite e alcaparras. Pronto agora é só comemorar!

Selecionei alguns champagnes e espumantes maravilhosos e “pas cher”, disponíveis bem pertinho de nós. Primeiro preciso falar da Mondovino, uma loja simpática, com preços honestos e atendimento especializado. Além de bons vinhos, a boa conversa está garantida.. Lá encontrei o Viapiana Espumante Brut (Serra Gaúcha); Herman Lírica Brut (Serra Gaúcha); Cava Bella Conchi Brut Reserva (Espanha) e o Champagne Barnaut Cuvée Edmond Brut 2007.
O Mundial, também oferece ótimos espumantes com preços acessíveis o Mumm Argentino, o Grand Legado nacional, o Champagne Lanson, só para citar alguns. E no Zona Sul, o Crémant Brut Grande Cuvée Aimery (França, Languedoc) e o Dal Pizzol Charmat (Bento Gonçalves) sou fã!
Saúde, Santé, Tintim !!!

932 total views, 2 views today

(Visitado105 vezes, 1 visitas hoje)

The following two tabs change content below.
Giane Farias

Giane Farias

Sommelière formada pela Associação Brasileira de Sommeliers, especialista em vinhos franceses com certificado do Conseil Interproffesionel du Vin de Bordeaux. Trabalha há mais de 10 anos na área. Ministra cursos há alguns anos e coloca todo seu conhecimento em prática no Recreio. Recentemente, fez curso de cozinheira para poder unir as duas paixões.
10-10-2014 |

Deixe uma resposta

Todos os direitos reservados Utilità, Mantido por RT Soluções.
Pular para a barra de ferramentas