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Dicas de gestão do tempo

dicas de gestão de tempo
Saber lidar com o tempo, eis a questão | Foto: Divulgação

Parece que o mundo se transformou num enorme contêiner de coisas a serem consumidas e aproveitadas. A arte de viver hoje consiste em conseguir espremer nas horas do dia o maior número possível de coisas muito excitantes e oportunidades que não podemos perder de jeito nenhum.Você é do tipo que fala ao telefone, responde e-mails e navega em sites ao mesmo tempo? As obrigações sufocam não deixando tempo para os “prazeres”? Ao final do dia você fica com aquela sensação de que não teve tempo de fazer metade das coisas que gostaria?

Se você não estiver vivendo as suas prioridades, certamente está desperdiçando o seu tempo vivendo as prioridades de alguém. A Administração do tempo está relacionada com a sua expectativa de vida. Está relacionada com os seus objetivos. Por isso, quero compartilhar com você algumas dicas para organizar melhor o seu tempo.

1. Classifique as suas tarefas 

Importantes: todas as atividades que você faz e que são significativas em sua vida. Tem planejamento e prazo para ser feito.

Urgentes: reúne atividades para as quais o tempo é curto e se esgotou. Surgem em cima da hora e geram estresse.
Circunstanciais: representa as tarefas desnecessárias. Tarefas inúteis. Não geram resultados.
2. Escolha uma ferramenta de trabalho

Agenda em papel ou no seu celular? A melhor ferramenta é aquela que você irá usar. Para isso, faça uma reflexão e veja qual é o seu estilo. Se você for mais digital, terá facilidade em trabalhar com uma agenda em seu smartphone. Caso não seja muito adepto das novas tecnologias, a agenda de papel também será o melhor.

3. Planeje a sua semana

Faça isso num dia tranquilo, sábado ou domingo. Separe para o trabalho de 8 a 9 horas diárias. Lembre-se de separar um tempo para saúde e descanso. E sempre faça a classificação da tarefa antes de lançar na sua agenda, ela conter 70% de tarefas importantes, 20% de tarefas urgentes e 10% tarefas circunstanciais.

Toda tarefa deve ter um tempo de duração. Coloque sempre hora para começar e terminar. Leve em consideração o tempo de deslocamento e sempre que possível planeje algo para este tempo. Pode ser uma leitura, contatos telefônicos ou até mesmo descansar.

4. Leitura de e-mails

Reserve um tempo específico para ler e-mails. Não é nada produtivo ficar abrindo toda hora a caixa de e-mails. Dependendo da tarefa que você estiver realizando, deixe seu programa de gestão de e-mails desligado.

5. Celular

Atualmente, o uso de celular tem sido um dos principais responsáveis pela dispersão de atenção e mau uso do tempo nas empesas. Sabemos que cada caso é um caso, mas como você pode ser menos interrompido pelo seu celular? Classifique os 10 últimos contatos do seu celular (ligações, SMS e WhatsApp) e veja se foram importantes, urgentes ou circunstanciais.

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