Matérias e Colunas

Categoria:

Recreio na telinha

Recreio na TelinhaO Recreio é um dos bairros favoritos das gravações de TV aqui no Rio. A orla, sobretudo os Postos 8, 9, a Reserva e a Prainha são os locais mais requisitados.Para se ter uma ideia, a cada mês, cerca de 15 gravações acontecem por aqui e outras 15 na Barra – ou seja, praticamente uma por dia! Os dados são da Subprefeitura de Barra, Jacarepaguá e Adjacências. A região perde apenas para Zona Sul, onde são feitos, em média, 198 pedidos de gravações por mês.

A 25 de março é no Terreirão

Quem acompanhou a novela “Amor à Vida”, da Rede Globo, deve ter reconhecido o lugar onde o vilão Félix, vivido por Mateus Solano, vendia cachorro-quente com a mãe Márcia, interpretada por Elizabeth Savalla. Era para ser a 25 de março, ponto popular do comércio em São Paulo. Mas, na realidade, as gravações eram feitas na Rua da Chegada, no Terreirão.

O proprietário da Ag Hot Cyber, Angelo Feijó, abriu as portas do seu estabelecimento para servir de camarim para os atores.

– Eles ficaram quatro dias aqui para a gravação. Foi muito bom saber que fiz parte de tudo aquilo, tenho diversas fotos como recordação. Passaram por aqui os atores Mateus Solano, Elizabeth Savalla, Luís Melo, Barbara Paz, Rosa Maria Murtinho, Tatá Werneck e Andesson di Rizzi, relembra.

A Ag Hot Cyber não esteve apenas nos bastidores da produção de Walcyr Carrasco. A loja serviu como fachada do cartório, na cena em que Atílio (Luís Melo) foge do casamento com Márcia (Elizabeth Savalla).

– Um dia, uma produtora da Globo veio aqui me perguntar se poderia usar a fachada do meu negócio para a gravação da novela. Eu aceitei imediatamente e logo vieram com todos aqueles equipamentos e, claro, os atores. Foi uma cena de dez segundos,  mas fiquei muito feliz ao ver a entrada do meu negócio ali: Rua da Chegada, 162, Loja A, conta Feijó.

Buteco Famoso

O Buteco Tradicional, bar na Benvindo de Novaes que lota nos finais de semana, é sucesso entre as produtoras. De acordo com um dos sócios, Ricardo Mussauer, a média é de 30 gravações por ano, entre comerciais, novelas, seriados, filmes, clipes, ensaios fotográficos. Até artista internacional já esteve por lá: Jonh Travolta gravou um comercial da cachaça Ypióca, que rodou dentro e fora do país.

O proprietário acredita que a procura pelo estabelecimento se dá por conta da identidade visual que remete aos tradicionais bares do Rio e São Paulo dos anos 50, da estrutura preparada para atender a demanda e pela proximidade das grandes emissoras.

– A identidade é cuidada com todo o carinho e atenção que um cenário necessita, a ponto de não funcionarmos no almoço para deixarmos disponibilizado o espaço para gravações. Fora isso, criamos uma estrutura para atendermos as produtoras com qualidade de primeira, temos espaços e segmentos internos direcionados somente para as gravações, alem disso, temos a sorte de estarmos próximos à Globo e à Record, o que facilita muito a chegada e a saída das equipes, explica Mussauer.

A praia, sempre ela

Uma aparição recente da orla do Recreio na telinha foi na novela “Em Família”. Na trama, os personagens moravam no bairro do Leblon, mas muitas gravações eram, na realidade, feitas aqui na região.

O calçadão, os quiosques e a natureza em exuberância são inconfundíveis para qualquer morador daqui. Bruna Marquezine, Gabriel Braga Nunes, Giovanna Antonelli, Julia Lemmertz, Bianca Rinaldi, Miguel Thiré, Vanessa Gerbelli, entre outros artistas, compareceram para fazerem as externas.

Outro cenário da região que aparecia na novela “Em Família” era a Cidade das Artes. Na trama, o complexo cultural era a universidade onde o núcleo jovem da novela, incluindo a protagonista Luiza (Bruna Marquezine), estudava.

Imperdíveis 

Ag Hot Cyber
Rua da Chegada, 162, Loja A, Terreirão
Telefone: (21) 3416-0729
Horário de funcionamento: de segunda a sexta, das  8h às 21h; sábados, domingos e feriados, das 8h às 18h.O Buteco Tradicional

Estrada Benvindo de Novaes, 1.800, Recreio
Telefone: (21) 2487-8710
Horário de funcionamento: todos os dias, das 17h até o último cliente
Horário para as produções audiovisuais: das 5h às 17h, o espaço é alugado por 12 horas, mas quando a logística é mais complexa, é prorrogado por mais duas horas.
Site: http://www.obutecotradicional.com.br/Cidade das Artes

Av. das Américas, 5300, Barra da Tijuca
Telefone:  (21) 3325-0102
Para solicitar fechamento de rua ou gravações em locais públicos (praças, orla, etc) da região, é necessário preencher um formulário próprio, que está disponível no site da Prefeitura, http://www.rio.rj.gov.br/web/sbj/exibeconteudo?id=2808939 Em seguida, é preciso enviar um papel timbrado da empresa, com todos os detalhes da gravação, dar entrada na Subprefeitura da Barra e Jacarepaguá, pessoalmente, com cinco dias úteis de antecedência à data de gravação, no mínimo. Dependendo da gravação, é preciso solicitar autorização à Secretaria de Meio Ambiente, ao gestor do Parque Natural da Prainha, Grumari ou Marapendi.
Subprefeitura da Barra: Avenida Ayrton Senna, 2001, Barra da Tijuca.
Telefone: (21) 2431-4771

Compartilhe esse artigo!

Gostou desse artigo? Comente!

Quer divulgar o seu negócio aqui?
Chame no WhatsApp!