Matérias e Colunas

Categoria:

Conversa com Mauro Galvão

O ex-craque do futebol Mauro Galvão reside na Barra há quase 30 anos
O ex-craque do futebol Mauro Galvão reside na Barra há quase 30 anos

Extraclasse, elegante e técnico. Por muitos anos, ao longo da carreira de jogador de futebol, Mauro Galvão se acostumou a ouvir esses elogios. Gaúcho, mas apaixonado pelo Rio de Janeiro – cidade onde mora há 27 anos, o agora diretor das categorias de base do Vasco diz se sentir realizado com a nova função. No melhor estilo xerife, mantido desde os tempos de “boleiro”, ele garante que cobra e marca a garotada em cima. E o respeito pelo diretor ecoa por todo o Estádio de São Januário, afinal, o currículo de quem já disputou Copa do Mundo, conquistou Libertadores da América, Campeonato Brasileiro e sempre deu bons exemplos dentro e fora de campo não pode passar despercebido. Por Leandro Amaral.

Utilità: Há quanto tempo mora na região?
Mauro Galvão: Moro na Barra há 27 anos. Quando jogador de futebol, cheguei a morar na Suíça, mas nunca pensei em deixar minha casa na Barra.

Utilità: Quais são as maiores vantagens de se morar na Barra? Mauro Galvão: É um lugar que está se reciclando, onde há muito investimento no momento. Consigo perceber o desenvolvimento a cada dia. A vantagem é poder ter um estilo de vida agradável, próximo à praia e ao comércio.

Utilità: Do que mais gosta no bairro?
Mauro Galvão: Gosto das pistas largas, onde posso dirigir com tranquilidade, e da praia.

Utilità: Tem algum cantinho preferido?
Mauro Galvão: Gosto bastante do Rio Design, que fica próximo de minha casa. Gosto de frequentar os mesmos lugares, não sou de mudar muito, dou valor à segurança e no Rio Design eu encontro isso.

Utilità: O que falta para o bairro ser melhor?
Mauro Galvão: A questão do BRT me incomoda um pouco. Os motoristas ficaram com a pista menor até a Alvorada por enquanto, e acaba sendo ruim para todo mundo.

Utilità: Quando há tempo, que lugares costuma frequentar?
Mauro Galvão: Infelizmente, não consigo ter constância, mas quando posso vou a um quiosque que frequento há bastante tempo no Posto 7, na praia da Barra.

Utilità: Como está sendo seu trabalho à frente das categorias de base do Vasco?
Mauro Galvão: Está sendo muito bom, a crise financeira não está atrapalhando o nosso trabalho. Conseguir colocar jogadores como Marlone e John Cley no profissional é gratificante. O grande problema, se é que podemos colocar assim, é que de 11 jogadores titulares acabamos perdendo oito para o time principal. Mas creio que a renovação na base vai acontecer naturalmente.

Utilità: A situação financeira no Vasco é preocupante. Como tem sido o diálogo com o Presidente RobertoDinamite?
Mauro Galvão: Temos nos encontrado pouco. Sabemos que algumas coisas boas devem acontecer em breve. Dependemos da questão jurídica. Mas é legal ressaltar que a crise financeira não afeta somente o Vasco. Estamos confiantes que o clube sairá dessa situação complicada.

Utilità : Você sempre se destacou por ser um zagueiro extremamente técnico. Os beques atuais, no entanto, usam mais da força física. Acredita que o conceito força tem sido implementado na base ou se trata de coincidência?
Mauro Galvão: Trata-se de uma safra diferente. Na minha época, trabalhávamos mais o posicionamento, a parte técnica. Hoje, a imposição física e o choque prevalecem, mas, ainda assim, existem bons zagueiros.

Utilità: Como avalia a dupla de zaga titular da Seleção Brasileira formada por Thiago Silva e David Luiz? Acha que o Dedé tem chance de ser titular na Copa de 2014?
Mauro Galvão:  A titularidade do Dedé vai depender muito deste ano. Ele precisa se recuperar da lesão. Com regularidade, ele terá chances de se tornar titular da Seleção, mas terá de trabalhar bastante, pois Thiago Silva e David Luiz são ótimos jogadores em minha opinião.

Utilità: Em sua longa e vitoriosa carreira você defendeu, no Rio, Vasco e Botafogo. Qual o clube que mais o marcou?
Mauro Galvão: É muito difícil. No Botafogo, ganhamos o título do Campeonato Carioca depois de 21 anos. Tinha acabado de chegar ao Rio, estava me adaptando à cidade e o título ajudou em meu início. Quase uma década depois cheguei ao Vasco. Mais maduro, pude me deliciar com todos os títulos e participamos de um ciclo. A marca Vasco ficou muito fortalecida neste período. Por isso considero a identificação com o Vasco maior.

Utilità: Sente falta da carreira de jogador? Como foi seu início?
Mauro Galvão: O tempo passa. Sinto saudade, mas de uma forma positiva. Guardo boas lembranças. Meu início foi num time de bairro no Rio Grande do Sul chamado “União dos 11”. De lá para cá, minha vida foi de muita dedicação ao futebol dentro e fora de campo, graças a Deus.

Utilità: O diferencial da Utilità é…
Mauro Galvão: Oferecer serviços aos moradores e conseguir expor as marcas com eficácia.

Eleporele

Signo: Sagitário
Maior qualidade: prefiro que as pessoas analisem
Maior defeito: perfeccionismo. Cobro muito das pessoas, busco sempre o melhor
Prato preferido: massa e peixe
Um ídolo: Figueroa
Um sonho: prefiro viver a realidade

Compartilhe esse artigo!

Gostou desse artigo? Comente!

Quer divulgar o seu negócio aqui?
Chame no WhatsApp!