Matérias e Colunas

Categoria:

Trilha Transcarioca cruzando a Cidade Maravilhosa

trilhasQuem gosta de natureza e trilhas deve se atentar a isso: a Trilha Transcarioca cruzará o Rio de Janeiro por um percurso de aproximadamente 180 km, saindo da Barra de Guaratiba até o Morro da Urca, aos pés do Pão de Açúcar. A previsão é de que tudo esteja pronto para receber visitantes em março de 2015.Percorrer o trajeto não terá custo e serão mais de cem pontos de acesso. Aqui na região, dá para encontrar alguns: Núcleo Camorim (Parque Estadual da Pedra Branca), a sede do Parque Natural Municipal de Grumari, a Estrada da Grota Funda, áreas protegidas como o Sítio Burle Max, a Estrada do Pau da Fome, e a Estrada Grajaú Jacarepaguá. O início da trilha fica em Barra de Guaratiba e o final, na pista Claudio Coutinho, na Urca.Resultado da união entre as três esferas do poder público, a trilha já tem mais de 100 km prontos e totalmente sinalizados devido a um mutirão de voluntários. Até março, a ideia é que os demais 80 km estejam finalizados.Atrativos da Trilha Transcarioca

Durante o seu trajeto, o visitante terá a oportunidade de apreciar atrativos naturais pouco conhecidos e descortinar a Cidade Maravilhosa de ângulos inusitados. Ela poderá ser percorrida na sua integralidade ou em partes, de acordo com o interesse, a aptidão e a disponibilidade de tempo de seus usuários.

João Fernando Verano, que é guia turístico no Rio de Janeiro, mostra-se muito animado com a Trilha Transcarioca e todas as oportunidades de contemplação que ela irá oferecer aos turistas e aos cariocas.
— Cruzar a Transcarioca será um privilégio, mas teremos diversos acessos, podendo, assim, visitar pontos diferentes a cada dia. Além de nos fazer entender a geografia da Mata Atlântica nativa que nos resta hoje, vai trazer consciência ambiental, alto poder de contemplação com as vistas mais belas da cidade e, ainda, criar um corredor verde, presenteando também a fauna e flora local — comemora Verano.Benefícios da Trilha TranscariocaA Transcarioca integra seis Unidades de Conservação de proteção integral: o Parque Natural Municipal de Grumari, o Parque Estadual da Pedra Branca, o Parque Nacional da Tijuca, o Parque Natural Municipal da Catacumba, o Parque Natural Municipal da Paisagem Carioca e o Monumento Natural Municipal dos Morros do Pão de Açúcar e da Urca, e uma Unidade de Conservação sustentável, a APARU do Alto da Boa Vista.
A possibilidade de levar pessoas a conhecerem a cidade pela trilha enche de orgulho pessoal e profissional o guia João Verano.— Trabalhar como guia é recompensador. Desfruto quase full time das maravilhas do Rio de Janeiro. Poder mostrar nossa cidade, atravessá-la pela trilha e ver como ela se desenvolveu é muito legal. Tenho muitos clientes no Recreio e Barra. Pretendo levá-los a ela, obedecendo ao limite de cada um – comenta.A Trilha Transcarioca é um equipamento de uso público que serve como ferramenta de conservação. Sua implementação representa um marco para o verdadeiro turismo ecológico na cidade e contribui para a criação de uma cultura profissional de manejo coordenado entre as diversas unidades de conservação por ela atravessada.

Contatos João Verano

Site: www.funtimesinrio.com.br
Telefones: 98789-8636 / 99914-8800

Compartilhe esse artigo!

Gostou desse artigo? Comente!

Quer divulgar o seu negócio aqui?
Chame no WhatsApp!