Analista de Mídias Sociais: como se destacar?

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Empresas já perceberam as redes sociais como canais de relacionamento com os clientes

Que as redes sociais revolucionaram as relações interpessoais e a comunicação não é novidade nenhuma. Atire a primeira pedra quem nunca ligou o seu computador e a primeira página acessada foi o Facebook. As novidades ocorreram no campo de trabalho, especialmente para aqueles profissionais de tecnologia e comunicação. Estou falando especificamente de uma função que está crescendo diariamente: o Analista de Mídias sociais.

Embora a profissão já esteja bem presente no mercado, ainda existem muitas dúvidas a respeito desta função, principalmente, por parte dos empregadores.

Assim que estas redes começaram a ser vistas como potenciais canais de comunicação com o consumidor, as empresas se viram obrigadas a encontrar um profissional que pudesse executar esta tarefa. Assim, surgiu o “social media”, responsável pelo gerenciamento de perfis corporativos nas redes sociais e dentro das suas atribuições estão o planejamento, a produção do conteúdo, o atendimento e o monitoramento das métricas.

A principal tarefa de um Social Media é a produção de conteúdo para os perfis que ele gerencia. Este trabalho deve estar alinhado com o planejamento estabelecido antes, englobando a quantidade de postagens que serão publicadas e os temas a serem abordados.

Mesmo sendo uma profissão relativamente nova e sem uma formação acadêmica específica, já podemos perceber o que deve fazer um Analista de Mídias sociais para se destacar na função. O ponto em comum a todos é a curiosidade e a criatividade. Como a maioria que atua nesta área é formada por profissionais do ramo de comunicação, a leitura e a pesquisa são e devem continuar sendo a tarefa diária mais importante.

Não se produz conteúdo sem pesquisar, ler muito e adquirir conhecimento. Além disso, o social media deve fazer acontecer, identificando os pontos positivos da marca/empresa/serviço que está representando e explorá-los nas redes sociais para que o ROI (retorno sobre o investimento) seja o maior possível.

O bom ‘media social’ deve identificar o seu talento, conhecer o seu potencial e tentar derrubar o medo. Seja sempre um solucionador de problemas, afinal uma das atribuições desta função é o gerenciamento de crises, cada vez mais constantes nas redes sociais. E, para finalizar, uma dica para os Analistas que trabalham por conta própria: mantenham sempre um networking, já que, contato gera contrato.

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Patrícia Ladeira

Patrícia Ladeira

Jornalista e empresária da Contenuto, especializada em criação de conteúdo para TV e web. Desde 2004, atua com comunicação digital/online produzindo conteúdo para portais e-learning e redes sociais. Entre os seus clientes estão Sony Educa, AC Milan, Joe & Leo’s, Del Toro, As Meninas e personalidades do show business.
29-09-2014 |

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