Matérias e Colunas

A sua marca está nas mídias sociais? E agora?

A sua marca está nas mídias sociais
A empresa que está nas mídias sociais deve estar disposta a dialogar

Chega a ser redundante falar sobre a importância das mídias sociais no mundo atual, mas não há como negar que, sem elas, nem as empresas vivem mais. Tudo isso se deve à mudança comportamental do consumidor. De passivo a proativo, o cliente agora não quer ser apenas o alvo final. Ele quer ser atendido, compreendido e realizado durante todo o processo. Por esta razão, as empresas estão mudando a sua atuação e o mundo digital é parte importantíssima neste processo.

É cada vez maior o número de perfis corporativos criados nas redes sociais pelas grandes empresas com o objetivo de chegar mais perto e interagir com o seu consumidor. As empresas que permitem que essa conversação online flua livremente com o seu consumidor estão colaborando para o sucesso e posicionando da sua marca. Já as que tentam controlar o conteúdo e os comentários só têm um destino: o fracasso.

Sempre me perguntam: o que uma empresa deve fazer para ter sucesso nas redes sociais? A regra é clara: para fazer sucesso tem que ter conteúdo. Você só curte o que te agrada. por isso o conteúdo sempre deve estar alinhado com o seu público-alvo.

Disponibilizar informações úteis e interagir são elementos cruciais para um uso bem-sucedido destas mídias. Não basta utilizar o espaço como anúncio dos seus produtos. Aliás, este é o grande erro das empresas. Um bom conteúdo é feito de informação e não só de propaganda. Crie posts diários para os três períodos (manhã, tarde e noite) com assuntos relacionados ao seu ramo de atividade e não só sobre o seu negócio. Autopromoção é tiro no pé!

É bom lembrar que não existe ainda uma receita de sucesso consolidada para uma estratégia de marketing nas redes sociais.

O mercado é muito novo e as experimentações são constantes. Você pode pedir a um especialista que crie um plano de marketing para o seu negócio e ele apresentar estratégias totalmente diferentes de outro. Porém, um elemento é comum: o planejamento. Nenhum trabalho terá sucesso se não houver planejamento das metas a serem cumpridas.O marketing nas mídias sociais não é apenas um excelente caminho para fazer negócios, mas também uma ferramenta pronta para otimizar o posicionamento de uma marca nos mecanismos de busca. #Quemnunca procurou no Google o nome de um serviço ou produto para buscar informações, antes de fechar a compra?

Cinco Passos – Independente do caminho a seguir, cinco passos já foram adotados pelos profissionais de marketing digital:

O primeiro é encontrar o seu público alvo. Antes de começar qualquer ação, identifique primeiro o seu target e onde ele se encontra. Lembrando que a identificação deste público não deve ser feita apenas com base em dados demográficos (local/idade/sexo), mas nos interesses em comum. Só assim a sua mensagem será dirigida ao público correto.

O segundo passo e, na minha opinião o mais importante, é a criação do conteúdo. O que você publica é o elemento mais importante para o sucesso (ou fracasso) de sua estratégia de marketing.

Já o terceiro passo está relacionado com o primeiro. Pesquise sempre o que o seu público vem fazendo e querendo. Descubra o tipo de informação que essas pessoas querem ver na timeline delas e invista neste caminho. Ofereça o pão a quem tem fome, antes que ele peça.

O quarto passo é a manutenção do relacionamento. Após inserir a sua empresa no mundo online e criar um relacionamento com o seu público-alvo, a próxima meta é atender às pessoas, usando o máximo que a interatividade das redes sociais proporciona.

E por fim, o quinto passo: não abandonar os seus perfis nas mais variadas mídias. Quando você encontrar uma nova ferramenta que goste, ou que obtenha resultado expressivo, não esqueça das outras onde mantém páginas. Tente atualizá-las constantemente para que o canal de comunicação com o seu cliente esteja sempre disponível.

E neste cenário, eu finalizo com uma certeza. A pergunta que o empresário deve fazer é: por que os meus negócios ainda não estão nas mídias sociais?

Quer dicas de uso das redes sociais? Escreva para mim: patriciamidia@gmail.com

Compartilhe esse artigo!

Gostou desse artigo? Comente!

Quer divulgar o seu negócio aqui?
Chame no WhatsApp!