O convite de casamento

0
O convite de casamento

O convite reflete como será a festa ou cerimônia

O casamento é um momento de extrema importância, tanto para os noivos como para as pessoas que fazem parte de suas vidas, por isso elas foram escolhidas para fazerem parte desse momento. Por esse motivo, é que todos os detalhes desse dia devem ser pensados com carinho e antecedência. É um momento sublime, único e especial para os envolvidos, principalmente para os noivos e pais.

O convite é o principal responsável pela oficialização do casamento, é ele que traduz o porte do evento e é através dele que os convidados começam a se preparar. A partir do seu recebimento, começam a pensar no traje, no presente, na logística do dia. Além da sua estética (gramatura do papel, fonte da escrita, caligrafia), ele traz informações importantes para a preparação dos convidados, como o local da cerimônia, da recepção e a hora. Considero a vitrine do evento.

Destaco sempre que o tempo de entrega precisa ser respeitado. Começamos a entrega com 50 dias de antecedência, porque todos os convites precisam, obrigatoriamente, estarem entregues faltando exatamente 30 dias para o casamento.

Muitos casais ainda optam por colocarem mensagens na sua parte superior. Alguns preferem citações bíblicas, outros querem um trecho de músicas, poemas e há aqueles não abrem mão de escrever a própria frase deste momento tão especial. Os convidados gostam desses complementos que deixam a peça mais bonita e envolvente, porque a maioria dos que leem se identificam.

Além da mensagem, a maioria dos convites carrega os nomes dos pais do casal, sendo uma forma de homenageá-los por todo o carinho e participação nas suas vidas. Há também os pais que são homenageados “in memorian”, mas que por ser um termo forte, foi substituído pela frase “sempre presente” ou por um coração no final do nome da pessoa falecida. Há também os casais que não imprimem o nome dos pais no convite. Quando isso acontece, é porque o casal quer deixar explícito que os pais não estão contribuindo financeiramente ou que não tiveram uma participação efetiva na vida deles.

Outra informação importante e que as noivas precisam ter muito cuidado na hora de montar o convite é a frase que convida para a festa. Quando se coloca “A cerimônia será seguida de recepção em tal lugar”, demonstra que os noivos e pais estão convidando para a festa. Porém quando se coloca “Após a cerimônia, os noivos recepcionarão em tal lugar”, abortamos a participação dos pais nos custos daquela festa e deixamos claro para os convidados que o casal financiou o evento.

O serviço de caligrafia também é apreciado, principalmente para os noivos que não abrem mão de um toque de sofisticação. É importante também fazer alguns convites além do que contabilizaram, porque existe o risco de esquecerem de convidar alguém ou do calígrafo errar na hora de fazer a caligrafia. O importante é o casal escolher o modelo que sempre sonhou, nunca esquecendo que este precisa se adequar com o contexto e a proposta do seu grande dia.

Faz algum tempo que a maioria dos noivos vêm optando por não mais colocarem convites individuais (os vulgos “vales-empadas”), anexados no convite principal. Hoje, as informações para a festa estão contidas no próprio convite, não existindo anexos.

Também não se coloca, em hipótese nenhuma, lembretes para lista de presentes. Com toda certeza, a maioria dos convidados, no dia que receberem o convite, perguntará onde o casal disponibilizou as listas de presentes. Estas precisam ser feitas quatro meses antes e serem colocadas em, no mínimo, duas lojas. Uma de eletrônicos e outra de presentes finos, linha branca. Com o advento das cotas de lua de mel, muitos também fazem a lista em agências de viagens e preferem receber quantias em dinheiro que ajudam nos custos da viagem de núpcias. Isso acontece porque alguns casais já moram juntos e tem a casa montada.

 1,320 total views,  1 views today

(Visitado284 vezes, 1 visitas hoje)

The following two tabs change content below.
Debora Rodrigues

Debora Rodrigues

Assessoria e cerimonial para eventos, proprietária da Debora Rodrigues Cerimonial e Eventos. Escolhi trabalhar com isso tudo porque é exatamente o que me realiza.
28-09-2014 |

Deixe uma resposta

Todos os direitos reservados Utilità, Mantido por RT Soluções.
Pular para a barra de ferramentas