Matérias e Colunas

Categoria:

O bem-casado e o seu significado

O bem-casado e o seu significado
O doce serve como lembrancinha da festa de casamento

O doce mais tradicional das festas de casamento, é também o mais queridinho e disputado pelos convidados. Seja pela tradição ou simbolismo que representa, passam-se os anos e ele continua o preferido de muita gente.  O simples bem-casado se transforma quando recebe sua embalagem e é um item que não pode faltar nas celebrações atuais.

Diz a lenda que ele representa duas partes que se unem e são seladas pela cumplicidade e respeito mútuo. Para se ter muita sorte e felicidade nesta união, os convidados deverão receber o doce. Todo aquele que saboreá-lo estará sendo abençoado com a mesma sorte e a felicidade dos noivos. Basta fazer um pedido antes de fazer a primeira mordida.

Normalmente, o casal faz duas peças de por convidado, alternando em dois sabores. É a lembrança de saída mais usada atualmente, já que ele vem embalado, ficando fácil de ser levado, além de pode ser consumido no dia seguinte.

Algumas noivas preferem fazer uma quatidade maior e deixá-los livres para consumo após a abertura da mesa de doces. Outras preferem colocá-los em uma mesa à parte e pedem para o cerimonial distribuir na saída. Fica bem charmoso, porque além de ficar mais organizado e todos receberem, dá para fazer fazer uma homenagem aos pais, acrescentando porta-retratos deles (se forem casados) no dia do casamento.

O bem-casado teve sua origem na Europa e tem mais de 100 anos de existência. No Brasil, passou a existir na época da colonização e  teve adaptações com o passar do tempo.

É confeccionado artesanalmente, sua textura é suave e macia, feito de pão de ló, tem formato de rodelas e é normalmente recheado por doce de ovos ou doce de leite. Atualmente, muitos fornecedores conseguiram adequar outros recheios e tipos de massa, fazendo o preparo do doce ficar cada dia mais diferente.

Compartilhe esse artigo!

Gostou desse artigo? Comente!

Quer divulgar o seu negócio aqui?
Chame no WhatsApp!