Matérias e Colunas

Categoria:

Entrevista com Valentina Braga

Valentina Braga

Valentina Braga assumiu a presidência da Associação de Moradores do Recreio (AMOR) na última semana. A advogada ficará à frente da entidade no biênio 2014/2016 e chega ciente de que terá muita responsabilidade. Segunda presidente da AMOR desde a sua fundação, no fim dos anos 70, ela foi eleita em chapa única e já fazia parte do conselho deliberativo na gestão do agora ex-presidente Edison Reis. Confira a entrevista.

Utilità – É a primeira vez que uma mulher toma posse da presidência da AMOR? A responsabilidade aumenta?

Valentina Braga – É a segunda vez, a saudosa Zuleika Maria Godin foi a primeira a presidir a AMOR. Encaro como um diferencial, quero resgatar a memória dela porque, mesmo em um ano, ela conseguiu fazer ótimos trabalhos para o bairro.

Utilità – Mora no Recreio há quanto tempo? Quais os projetos e as principais urgências do bairro?
Valentina Braga – Morava em Copacabana e vim para o Recreio há 25 anos. Vi potencial no bairro para cuidar de meus filhos. O local passou por várias transformações desde então. Reparo que novos moradores não têm noção disso e acham que o Recreio já tinha essa estrutura que temos hoje.

Utilità – Conte-nos um pouco sobre o seu trabalho e como chegou à presidência da AMOR.
Valentina Braga – Eu já era presidente do Conselho Deliberativo na gestão do Edison Reis. Percebemos que a ordem pública e a segurança são as coisas que mais preocupam os moradores do Recreio. Estou estreando na função. Já fiz trabalhos voluntários na região, fui voluntária por 15 anos juntamente com senhoras e nós ajudávamos pessoas carentes daqui. Estou preocupada e ansiosa, mas tenho certeza que farei um bom trabalho, porque moral, ética e profissionalismo nunca me faltaram.

Utilità – Qual a importância da comunidade no trabalho da associação?
Valentina Braga – Promover o esclarecimento e levar informação. Unir os moradores e criar mais associados. O contato com o poder público é extremamente importante, assim como a creche e o Posto de Saúde.

Utilità – Mantém contato com outras associações?
Valentina Braga – Sim, com a do Terreirão, com a Associação de Moradores de Vargem Grande (Amavag), com a de Curicica, a da Beira Rio. Meu contato sempre foi de urbanidade e respeito.

Utilità – Você está começando o trabalho quase que no mesmo período que o subprefeito. Acha que isso pode alinhavar o trabalho em prol da região?
Valentina Braga – Sim, o Alex Costa já é um velho conhecido meu. Já trocava figurinhas com ele na época em que eu fazia o voluntariado. Ele é um rapaz de boa índole e sempre muito solicito.

Compartilhe esse artigo!

Gostou desse artigo? Comente!

Quer divulgar o seu negócio aqui?
Chame no WhatsApp!