Matérias e Colunas

Categoria:

Você por aqui: Celícia Rabelo

A morena Cecília Rabelo
Cecília Rabello é produtora, percussionista e filha do grande mestre Paulinho da Viola. Mãe de Luan, de oito anos, a bela morena mora na região praticamente desde que nasceu, há 33 anos. Ela será, neste Carnaval, pela primeira vez, uma das musas da Portela – a Escola de Samba que fez o coração do pai se deixar levar.

Utilità: Gosta do Carnaval da região?
Cecília Rabello: Gosto do Carnaval de uma maneira geral. E não seria diferente no bairro onde moro e fui criada. Curto a Banda da Barra, que existe há 30 anos, já brinquei muito Carnaval da orla da Barra, são ótimas recordações.

Utilità: O que falta no Recreio, Barra e Vargens em relação ao samba? Já pensou em fazer algo pela região relacionado ao Carnaval ou ao samba? 

Cecília Rabello: O Centro do Rio respira cultura e história. Os blocos desfilam por lá há décadas e isso torna o lugar uma referência. No subúrbio, o Carnaval de Rua é um sucesso também e tem crescido a cada ano. Acho que aqui basta começarmos, com um bom planejamento e organização, pois o resto nós já temos. O morador desta região é animado, é um verdadeiro folião também. Precisamos valorizar a cultura do Carnaval de Rua no nosso bairro. As pessoas precisam saber da importância histórica deste movimento. Aqui temos espaço e um cenário maravilhoso. Juntando essas duas coisas, acredito que conseguiremos fazer um lindo Carnaval de rua.

Utilità: Qual o peso social que o samba tem na vida das pessoas? 

Cecília Rabello: O samba está presente em nossa cultura desde o início da formação do nosso povo. Através dele, foi e é possível aplicar políticas sociais em vários sentidos. Ele une as pessoas independentemente de raça ou condição socioeconômica. Suas letras destacam assuntos do cotidiano da maioria dos brasileiros, além de possibilitar uma leitura diferente do mundo, com poesia, literatura e música. Na hora que o samba começa, pouco importa se você é do morro ou da cidade, todos cantam e dançam com a mesma emoção.

Utilità: Você já teve algum momento especial vivido aqui na Barra que tenha ligação com o samba?

Cecília Rabello: No começo dos anos 90, lembro que todo domingo tinha samba em algum lugar da região e eu ia a todos! Também gosto muito da Banda da Barra, é animada, tem tradição e uma ótima bateria. Lembro do ano que fizeram uma homenagem ao meu pai, foi emocionante.

Utilità: O que faz para manter a forma? Frequenta academia? A preparação é toda voltada para o Carnaval?

Cecília Rabello: Frequento academia e, durante a semana, seguro a onda com relação à comida. Neste período do ano, a preparação é, sim, toda voltada para o Carnaval. Pouca gente fala disso, mas durante o desfile é preciso cantar o samba da escola. Isso conta ponto! E atravessar a avenida sambando e cantando não é moleza. Por isso, meu foco é sempre o condicionamento físico. O resto é consequência de um bom trabalho feito.


Utilità: Conhece a Revista Utilità há quantos anos? 

Cecília Rabello: Conheço a revista desde quando era um guia. Acho ótimo termos reunido, em um só lugar, as melhores matérias, serviços e negócios da região.

Compartilhe esse artigo!

Gostou desse artigo? Comente!

Quer divulgar o seu negócio aqui?
Chame no WhatsApp!