SETEMBRO AMARELO – UMA CAMPANHA IMPORTANTE

0

Você sabe o que é a campanha Setembro Amarelo? Não? Pois deveria. Desde 2015, setembro foi escolhido como o mês de prevenção ao suicídio por iniciativa do Centro de Valorização da Vida (CVV), do Conselho Federal de Medicina (CFM) e da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), pois, internacionalmente, o dia 10 de setembro é o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio por iniciativa da International Association for Suicide Prevention.

Segundo o psicólogo Daniel Guanaes, essa campanha é de extrema importância e fundamental para a população, porque conscientiza quanto ao suicídio, tema que nos outros meses do ano não possui tanta notoriedade: “Quando uma campanha como esta acontece, pessoas que lidam com tendências suicidas, ou mesmo familiares e amigos que enfrentaram situações difíceis com o tema, se sentem mais encorajados a buscar ajuda”, conclui Daniel.

Muitas vezes, a falta de coragem é o maior impeditivo para que um paciente não busque tratamento adequado. Os sinais da depressão estão ali e se caracterizam principalmente como: tristeza profunda, desinteresse pela vida, desmotivação generalizada, irritabilidade, insegurança, pessimismo e também os sintomas físicos, como alteração da pressão arterial, dores na região torácica, tensão e, nos casos mais graves, tendências suicidas.

Apesar da fácil identificação, o psicólogo ressalta que este tipo de diagnostico deve ser feito por um profissional qualificado, seja um psicólogo ou um psiquiatra, pois é uma doença multicausal e bastante complexa: “Em tempos de pessoas se autodiagnosticando a partir de pesquisas feitas na internet, é fundamental lembrar a importância da busca de um profissional qualificado para identificação da doença”, explica Guanaes.

A boa notícia é que depois de passar por uma avaliação e começar o tratamento, a depressão pode ser tratada e ter seus sintomas minimizados e até eliminados. Mas não tenha pressa: por ser uma doença com alto nível de reincidência, o tratamento é feito em longo prazo, alinhando medicamentos com a psicoterapia, que o psicólogo pontua como indispensável: “É nela que o paciente elabora suas questões, compreende os fatores do dia a dia que desencadeiam a depressão, aprende a identificar os seus sintomas e adquire ferramentas práticas que ajudam a lidar com a doença”, finaliza.

Nós da Utilità apoiamos a campanha Setembro Amarelo e reiteramos: se você está passando por isso ou conhece alguém que esteja, procure ajuda médica. Cuide da sua saúde mental, como você cuida da sua saúde física.

62 total views, 2 views today

(Visitado21 vezes, 5 visitas hoje)

The following two tabs change content below.
Larissa Corrêa

Larissa Corrêa

Apaixonada por comunicação logo estudante de jornalismo ou estudante de jornalismo logo apaixonada por comunicação? Repórter na Utilità, geminiana, louca por bichinhos, séries e livros. Fala pelos cotovelos, quase sempre coisas que importam.
11-09-2018 |

Deixe uma resposta

Todos os direitos reservados Utilità, Desenvolvimento evo.ag.
Pular para a barra de ferramentas