Matérias e Colunas

Categoria:

Cuidados para empreender com o seu marido

sergio interno

O empreendedorismo nas empresas familiares surge do desejo da família em ter um negócio em que seus membros possam trabalhar e contribuir para o sucesso do empreendimento e envolve uma conjunção dos interesses individuais e das características do ambiente empresarial.

Assim como alguns casais formam duplas nos ambientes da política e do entretenimento, uma sociedade empresarial constituída por marido e mulher também tem suas particularidades. A ideia de empreender com o marido tem implicações tanto no plano pessoal quanto profissional.

A questão é conseguir balancear os interesses da família com os do negócio. Conseguindo isso, o sucesso do empreendimento e a estabilidade familiar podem ser alcançados. Ser casado com o sócio pode ser uma vantagem tanto para o sucesso profissional quanto para o relacionamento pessoal, considerada a questão da confiança mútua. Entretanto, alguns problemas podem surgir para o negócio: um deles é o fator dinheiro, quando não se consegue separar o que é da empresa do que é da família.

Outro aspecto que pode se tornar uma ameaça é a diferença de perfil empreendedor de cada parte. Se um tem ideias inovadoras para o negócio e o outro se coloca resistente, haverá necessidade de um trabalho de sensibilização para que haja o consenso das partes, tanto para inovar quanto para permanecer no status atual. O ideal é que haja a mediação de uma terceira pessoa, que não esteja comprometida por pertencer à família ou ao negócio.

 

Compartilhe esse artigo!

Gostou desse artigo? Comente!

Quer divulgar o seu negócio aqui?
Chame no WhatsApp!