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Como ser mãe, empreendedora, multitarefas e não perder a qualidade de vida

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Inegável que ser mãe, empreendedora e mulher, requer a dedicação de tempo. A mulher além de fazer tudo isso, ainda tem de fazer tudo isso equilibrada em um salto, maquiada, penteada, unha pintada e com uma vida saudável e bela, para liderar com a ditadura da beleza. Uffa! Cansei só de citar.

Pela forma que falei, você já percebeu que quem escreve este artigo é um homem. Admiro as mulheres, a vida das mulheres é muito mais complexa, tanto nos negócios, quanto em casa. As mulheres são muito mais cobradas em todos os aspectos.

Como senão bastasse, quando são executivas, ganham menos que os homens, mesmo executando as mesmas tarefas. São muitas injustiças para com as mulheres.

Sei que de longe posso entender a realidade feminina, como dizia um amigo matuto do interior: “Só quem sabe o calor da panela é a colher de pau”. Porém posso lhe passar algumas dicas de gestão de tempo, tarefas e liderança, para aumentar a qualidade de vida.

Ponha limite – O que nos torna muitas vezes reféns, fazendo-nos perder a qualidade de vida é a imposição, por parte de outros, de consumo de tempo inadequado. São pessoas que não respeitam horários de folga, que ligam e mandam tarefas e perguntam coisas relativas a trabalho e ou familiares em horários em que isso não deveria acontecer. Imponha limite, não deixe que sua família lhe chame o tempo todo nos horários que você estabeleceu para empresa, laser, cuidar da saúde e ou beleza. Também não permita que assuntos de trabalho invadam os seus momentos de família. Clientes, patrão, filhos, animais de estimação, marido, etc., todos sem disciplina, ultrapassam os limites e deixam as pessoas loucas. Aprenda a pôr limites. Às vezes é preciso dizer não.

Tenha uma rotina – Rotina está ligada a tarefas que são feitas habitualmente, como ler e-mails, olhar as mensagens no WhatsApp, sacar dinheiro no banco. Geralmente as rotinas podem roubar muito tempo nosso senão soubermos lidar com elas, qual a necessidade de você abrir todos os e-mails que chegam, na hora que é notificado da chegada? Estipule um cronograma de horários por exemplo para chegar e-mails. Pode ser duas vezes ao dia, de duas em duas horas, você estipula. O que acontece quando você lê e-mails toda hora, por exemplo, é que eles deviam sua atenção e quando você vê largou uma tarefa importante para trás.

 

Escale prioridades – Não dá para ter qualidade de vida sem ter tempo, para melhorar a forma como você lida com tempo, um dos primeiros passos é definir uma escala de prioridades, senão você vive apagando incêndio. É impossível fazer com qualidade todas as coisas ao mesmo tempo, mas é sim possível fazer algumas coisas ao mesmo tempo, e as mulheres são excelentes nisso, mas você sempre terá mais foco em uma tarefa. Por exemplo: Se você está alimentando seu filho e falando ao telefone ao mesmo tempo, um dos dois terá maior atenção e a tarefa será melhor bem feito, onde está o foco. Tecnicamente, quando você faz duas coisas ao mesmo tempo, na verdade você oscila rapidamente entre uma tarefa e outra e isso diminui a atenção percebida, influenciando o resultado. Prioridade é simplesmente “o que será feito em primeiro lugar”. Você pode separar as demandas em: Urgência é algo que precisa ser feito na hora exata ou mais rápido possível sob pena de o resultado final não acontecer, ou seja, se você não fizer naquela hora, depois não será possível fazer. Parar uma reunião para olhar seu WhatsApp, isso não é urgência, pois, você poderia olhar depois e seja lá quem estivesse enviando e qual era a mensagem, se você olhasse depois a mensagem ainda estaria lá, logo não é urgência. Agora se seu telefone toca e seu cliente diz que é preciso alterar a passagem aérea, pois, dentro de meia hora a mesma será cancelada, senão alterar, aí é uma urgência. Importância está ligada ao tamanho do risco se você não der prioridade para o assunto, deixando-o para depois. Qual risco, por exemplo, de eu não atender a uma ligação do meu cliente? Ele pode esperar um pouco? Qual risco eu corro senão atender na hora? Separe suas tarefas em urgentes, importantes e rotineiras e isso ajudará muito.

Discipline – Crie uma agenda de tarefas diárias. Você demorará a habituar-se, mas com tempo isso fará você ter mais tempo para sua família. Não precisa ser nada muito elaborado, somente um papel com as tarefas a serem feitas, com escala de prioridade e tempos previstos para cada uma delas. Isso organiza melhor seu tempo e te proporciona aumentar a velocidade das tarefas, liberando mais espaço. Quando fazemos as coisas com uma certa organização, paramos de fazer as coisas aleatoriamente, sem controlar o tempo gasto nelas.

Delegue tarefas – Não podemos fazer tudo sozinhos, em algum momento você precisará aprender que ninguém fará como você faz, porém você não será capaz de absorver tudo sozinho a vida toda. Se você ficar doente? Quanto tempo seu negócio durará sem você? Ensine, treine, delegue e controle. Sua vida agradecerá.

 

Texto escrito por Ricardo Veríssimo, Palestrante e Escritor.

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