Competências que fazem a diferença nas mulheres

1

No passado, as mulheres eram qualificadas como sexo frágil, passivo e dependente, todavia, estas características foram se transformando em versatilidade, capacidade de administrar conflitos, persuasão, entre outros. Esta quebra de paradigmas permitiu aumentar sua participação no mercado de trabalho, como também ocupar, cada vez mais, cargos de liderança.

As áreas em que as mulheres se destacam são comunicação, habilidades interpessoais e trabalho em equipe. As mulheres passaram a reivindicar seu espaço no mundo corporativo e influenciaram com seus valores um novo modelo de liderança, mais voltado para o lado humano, o desenvolvimento de equipe e a descentralização do poder.

Profissionais mulheres conseguem conciliar diversas tarefas (multitasking), e atuam facilmente no trabalho multidisciplinar. No livro “The essencial difference”, o psiquiatra Simon Baron-Cohen afirma que o cérebro feminino desenvolveu maior habilidade para a empatia do que o masculino. As mulheres têm uma capacidade mais aguçada para identificar as emoções e sentimentos dos outros, prever ações e responder a elas com a emoção apropriada. As mulheres utilizam mais o hemisfério direito do cérebro, o que implica numa capacidade de ver o todo, aplicar a criatividade e raciocinar pela intuição.

A mulher do século XXI não tem tempo para perder, com suas várias funções e atribuições, tais como: trabalhar ocupando cargos de responsabilidade, ser mãe, esposa e dona de casa. Na medida em que o mundo se torna cada vez mais complexo, exigindo o processamento de centenas de variáveis ao mesmo tempo, aumentam as vantagens competitivas das mulheres no mercado.

30,671 total views, 1 views today

(Visitado97 vezes, 1 visitas hoje)

The following two tabs change content below.
Patrícia Araujo

Patrícia Araujo

Administradora graduada pelo IBMEC e com MBA em gestão de negócios, certificações internacionais de Gerenciamento de Projetos (PMP - Project Management Professional) e de Personal & Professional Coaching pela SBC, tem mais de 18 anos de experiência, com passagens por empresas como L’Oreal, Oi, Petrobras, Advice Master, Promon, Estaleiro Mauá-Jurong e Eletrobras. Ao longo deste período, consolidou expertise em gerenciamento de portfólio e projetos, planejamento estratégico, finanças, gestão de negócios, desenvolvimento de pessoas e coaching.
Patrícia Araujo

Latest posts by Patrícia Araujo (see all)

06-03-2018 |

Um comentário em “Competências que fazem a diferença nas mulheres

  1. As Valkirias disse:

    O problema é que o princípio masculino dentro de nós está começando a encobrir o feminino, não estou dizendo que as mulheres não devem ocupar seus espaços, sim, podemos e devemos ! Mas não podemos perder o nosso maior trunfo, que é exatamente o nosso lado feminino 😉

    Mama Boss

Deixe uma resposta

Todos os direitos reservados Utilità, Desenvolvimento evo.ag.
Pular para a barra de ferramentas