Matérias e Colunas

Não seja um alvo fácil

Foto: divulgação
Foto: divulgação

Não é difícil ver que a violência contra a mulher tem crescido, é só assistir aos jornais, ler matérias ou até mesmo navegar pelas redes sociais. Para se ter uma ideia, no Brasil, segundo os dados do Anuário Brasileiro de Segurança Pública, uma mulher é vítima de estupro a cada 11 minutos. Isso somente levando em conta a violência sexual, no geral, os dados são bem maiores e assustadores.

Pensando justamente na segurança da mulher, Alfredo Girolami, CEO da Grão de Mostarda, criou uma iniciativa que pretende ajudar as mulheres contra a violência sofrida no cotidiano. Intitulado Como Me Defender, o curso foi um projeto criado pelo Pedro Silveira, ex-lutador de vale tudo profissional de MMA e professor de artes marciais com quatro cinturões e quatro faixas pretas em diferentes modalidades: Judô, Jiu Jitsu, Muay Thai e Luta Livre. “Conheci o Pedro há três anos mais ou menos e ele, com toda a sua experiência, fez uma adaptação de defesa pessoal para mulheres e eu, como tenho o propósito de trabalhar em projetos que tenham impacto social, abracei a ideia”, conta.

O curso é online e promete que você aprenda desde o comportamento do intimidador até o processo de como se defender. “Ele não vai ensinar somente defesa pessoal, até porque as pessoas querem praticar muito fisicamente, então é uma iniciação demonstrando posições”, explica Alfredo. Ele revela que o curso terá uma cartilha de segurança: “Essa cartilha trará várias dicas teóricas que as mulheres podem seguir, e com elas as chances de serem surpreendidas são muito pequenas”, diz o CEO.

Ele também deixa claro que a intenção do curso não é reagir mediante a assaltos, mas, sim, que a cidadã possa ter mais controle e calma durante uma abordagem. “Por exemplo, vamos supor que um homem te aborde na rua e pegue no seu braço. A princípio, você não sabe se é um estupro ou assalto. Caso seja um assalto, você simplesmente entrega. Agora, se ele quer que você entre no carro, por exemplo, a leitura já se torna diferente, pois pode ser um estupro, até seguido de morte. É em cima disso que você vai ter um ensinamento da reação física”, acrescenta.

O curso, que promete ensinar todas essas questões de segurança e prevenção e, claro, com vários demonstrativos de defesa pessoal, tem previsão para lançamento em março, quando é comemorado o Dia Internacional da Mulher, com valores a partir de R$50. A pré-venda já está sendo realizada. Para saber mais: http://comomedefender.com.br/ e https://goo.gl/forms/a4zaaAft1HbNoYfA2.

Compartilhe esse artigo!

Gostou desse artigo? Comente!

Quer divulgar o seu negócio aqui?
Chame no WhatsApp!