Matérias e Colunas

O ano letivo começou

Rosa - interno

Nesse início de ano, a busca pela escola ideal é praticamente uma missão quase impossível para os pais que possuem filhos com alguma patologia. A melhor escola ou a escola ideal para crianças com patologia não é a escola com método especifico como: construtivista, montessoriana, sociointeracionista, entre outras, quem foi que disso isso?

A melhor escola inicialmente é aquela que tem em sua pratica pedagógica o conhecimento de todos os métodos e faz uso para o sujeito que se adapta a alguma abordagem em seu processo de aprendizagem. A escola ideal é aquela em que toda comunidade escolar possui conhecimento para identificar as dificuldades de aprendizagem do individuo e faz uso de sua melhor ferramenta para atingir esse sujeito aprendente, respeitando suas limitações e não exigindo o que a criança não é capaz de oferecer. Escola em que todo corpo docente saiba atuar com a proposta pedagógica do amor e não a despedagogia.

Por favor, pais, tenham consciência do que vocês estão oferecendo para seus filhos hoje, o que estão fazendo? Não se iludam com escolas que apresentem logísticas físicas maravilhosas, sem conhecer o currículo escolar. E, se possuem Currículo Adaptado, que façam uso dos métodos pedagógicos e não do seu método pedagógico. Crianças com qualquer patologia não necessitam do método construtivista, criança necessita de uma proposta pedagógica que atenda suas necessidades e que saiba, em todas as fases da infância, as interações face a face que são as principais formas de adquirir conhecimento, experiência e aprendizagem. E, se isso não está acontecendo nas escolas, com ou sem patologia, as crianças estão perdendo marcos importantes do seu desenvolvimento.

A aprendizagem implica modificações no sistema nervoso. Geralmente, se produz por ação de um estímulo externo (treinamento, experiência) e é um processo adaptativo, já que o indivíduo vai modificando-se frente às alterações do ambiente. Portanto, identifique com sabedoria o melhor para seu filho.

 

Compartilhe esse artigo!

Gostou desse artigo? Comente!

Quer divulgar o seu negócio aqui?
Chame no WhatsApp!