Seu negócio está pronto para ter um e-commerce?

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renata - interno

Em algumas conversas com empresários e empreendedores, tenho observado o aumento na procura por soluções de e-commerce. Infelizmente, para ter um bom e-commerce, é preciso mais do que comprar tecnologia. Só tem êxito em um projeto de e-commerce a empresa que planeja sua entrada no mundo de comércio eletrônico como um novo negócio.

Para não ficar de fora, algumas empresas criam o site, mas esquecem pontos importantes do processo. O primeiro e mais importante de todos: o estoque. Não dá para ter um estoque de produtos online misturado ao da empresa física. Quer coisa mais chata, você colocar no carrinho de compras um produto e, no fechamento do seu pedido, descobrir que não tem no estoque? Então, fica aqui o primeiro ponto de atenção para quem quer se aventurar com uma loja virtual.

Há tantas variáveis e detalhes que precisam ser levantados para que seu e-commerce chegue ao topo dos melhores. Por isso, segue um checklist com alguns pontos para sua reflexão antes de você se aventurar. Afinal, planejamento fará toda a diferença nos seus resultados. Vamos à lista com alguns pontos para reflexão:

  1. Qual o seu público alvo?
  2. Como o mercado de atuação da sua empresa se comporta no e-commerce?
  3. Quais as tendências e como foram as vendas nos últimos anos?
  4. Que produtos você vai comercializar?
  5. Eles são de alto valor?
  6. Quais os riscos de perda, fraude e vencimento do produto?
  7. Qual o volume de estoque que será preciso para iniciar?
  8. Você vai criar uma loja “separada” ou fará parte de um marketplace?
  9. Quem fará a operação logística?
  10. Como será sua operação reversa?
  11. E as embalagens dos produtos?
  12. Qual o processo de devolução?
  13. Sua operação virtual terá alguma interface com a operação física para troca e devolução?
  14. Qual a estratégia de marketing?
  15. Quais os controles financeiros implementados?
  16. Qual o ponto de equilíbrio de venda da sua empresa?
  17. Sua equipe de e-commerce é exclusiva dessa operação?
  18. Seu time de TI está preparado para mais uma operação?
  19. O SLA de atendimento foi planejado?
  20. Qual o ROI esperado?
  21. Qual o processo de gestão de crise?
  22. Como será a reposição de estoque?
  23. Quem cuidará da análise de fraude?
  24. Que integrações seu e-commerce precisa ter com os demais sistemas da sua empresa?
  25. Como os processos de compra serão afetados por essa nova operação?
  26. Que estratégias de vendas você pretende implementar?
  27. Que formas de pagamento serão aceitas?
  28. Há como comprar no site e retirar em uma loja física?
  29. Tem como adquirir serviços adicionais para a compra de um produto, como garantia?
  30. Sua loja tem boa performance para suportar um aumento inesperado de transações?

Não se esgotam por aqui as perguntas. Como falei anteriormente, é preciso planejar e levantar muitos detalhes. É preciso um time engajado e motivado para fazer o negócio ser um sucesso. Se você quer começar pequeno e ir aos poucos expandindo, mesmo assim precisará pensar em cada um desses pontos. Quanto mais simples e rápidas as transações online, maiores as chances de você crescer.

Fique atento e bons negócios.

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Renata Lopes

Renata Lopes

Master Coach certificada pelo Instituto Brasileiro de Coaching - IBC e por renomadas instituições internacionais: European Coaching Association – ECA (Alemanha/Suiça); Behavioral Coaching Institute – BCI (EUA); International Association of Coaching – IAC; Global Coaching Community – GCC (Alemanha) e Metaforum Internacional. Membro da International Coach Federation, Analista Comportamental pelo IBC e GCC, Graduada em Processamento de Dados e Pós-Graduada em Gestão Empresarial pela Faculdade Simonsen, Formada em Teologia pelo IBQ, Rio de Janeiro, Pós-graduada em Gestão de Pessoas com Coaching pelo IBC/FADEC. - SERVIÇO: Saibam mais sobre o trabalho da coach Renata Lopes pelo site: http://tecnologiahumana.com ou pelo e-mail: renata.lopes@tecnologiahumana.com.
21-12-2017 |

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