Matérias e Colunas

Diferença entre faceta de porcelana e lente de contato dental

nelson - interno

Ambas são laminadas de porcelana indicadas para serem coladas na frente do dente com a finalidade de corrigir o sorriso. Alteram o formato do dente, o alinhamento, o tamanho e corrigem manchas, trincas e fraturas, além de diastemas (espaços entre os dentes).

Constituem um tratamento rápido de duas ou três sessões. A diferença básica entre as duas técnicas está essencialmente na espessura. A lente de contato dental é ultrafina, com cerca de 0,2mm, enquanto a faceta de porcelana apresenta espessura até quatro vezes maior, com cerca de 0,7mm.

Consequentemente, o desgaste do dente é maior nas facetas do que nas lentes de contato. Logo, as facetas de porcelana são um tratamento mais invasivo ao esmalte dentário, porém garantem uma melhor cobertura nos casos em que a cor está muito alterada ou o dente apresenta múltiplas restaurações, sendo mais resistente que as lentes de contato e permitindo uma correção maior quanto à má posição dos dentes ou ao desalinhamento. As lentes de contato dentais são ideias para correções mais leves e fechamento de espaços menores. Menos resistentes, corrigem detalhes, por isso têm uma indicação limitada.

A indicação de uma ou outra depende de vários fatores, cada caso é um caso, é necessário um estudo do profissional para decidir o melhor procedimento, já que os custos e o tempo de trabalho são semelhantes.

A grande vantagem das lentes de contato é que em alguns casos não é necessário nenhum desgaste ao dente. Porém, isso acontece em raras situações.

 

Compartilhe esse artigo!

Gostou desse artigo? Comente!

Quer divulgar o seu negócio aqui?
Chame no WhatsApp!