Matérias e Colunas

Dicas de tratamentos estéticos e dentais para o natal e o ano novo

viviane - interno

As festas estão se aproximando, e, com isso, o aumento do consumo de açúcar também. Afinal, natal e ano novo nos remetem a muita comida, como: pratos elaborados, doces, bebidas e etc.

Juntamente com as festas de fim de ano, vêm as férias, época de viajar, brincar e relaxar. É aí que mora o perigo, porque as bactérias que convivem em nossa boca não relaxam, elas são extremamente oportunistas e ficam ali esperando uma oportunidade para se proliferarem e agirem nos dentes e gengivas.

Nos dentes, ficamos propícios a ter cáries, e, na gengiva, doenças periodontais como: gengivite e periodontite. Isso ocorre quando o paciente aumenta o consumo de alimentos ricos em açúcar e não reforça a higiene oral. Quando eu digo higiene oral, estou me referindo à higiene completa, escovação da arcada superior e inferior, o uso do fio dental, escovação lingual e uso do enxaguante bucal sem álcool. Este ritual tem que ser feito após cada refeição, diminuindo, assim, os riscos das doenças mencionadas.

Além da higiene oral feita diariamente, é necessário que o paciente procure o cirurgião dentista para avaliação periódica a cada 6 meses, para verificar como anda a sua saúde bucal. O profissional, por sua vez, fará uma avaliação clínica e, se necessario for, solicitará exames e radiografias complementares.

É recomendada também a realização de tratamento profilático, o que muitos pacientes chamam de “limpeza dos dentes e aplicação de flúor”. O que eu recomendo aos meus pacientes é que esta visita seja feita antes das festas natalinas, para realização dos procedimentos necessários e orientação dos cuidados que devem ser tomados. Garantimos, assim, que tudo ocorrerá bem durante este período.

Vale lembrar que precisamos estar em dia com a nossa saúde bucal, muitas doenças começam pela boca. Estes cuidados e indicações são válidas para adultos e crianças.

Compartilhe esse artigo!

Gostou desse artigo? Comente!

Quer divulgar o seu negócio aqui?
Chame no WhatsApp!