Matérias e Colunas

Reforme sua casa de forma rápida e moderna com dicas da designer de interiores Luciane Ferras

Divulgação: Empresa Tarkett
Divulgação: Empresa Tarkett

 

Para quem está pensando em reformar a casa sem perder tempo e sem o quebra-quebra de uma obra, deixando a casa nova e aconchegante para as festas de final de ano, darei algumas sugestões. Existem dois tipos de piso no mercado muito indicados e fáceis de instalar: o laminado e o vinílico.

Se a área estiver nivelada, a instalação será rápida, de um a dois dias, caso contrário, será necessário utilizar massa niveladora. Ambos podem ser sobrepostos a outros pisos desde que estejam em condições adequadas.  Na dúvida, contrate um profissional experiente, capaz de avaliar o contra piso e indicar as devidas correções.

Algumas pessoas me perguntam qual a diferença entre um e outro e qual é o mais indicado para determinados ambientes, então vamos lá:

O piso laminado, também chamado de piso flutuante, é bem rápido de colocar, no dia seguinte da instalação já é possível pisar. Em caso de instalação sobre cerâmicas ou piso de pedras, é necessário que o local esteja limpo e deverá ser aplicada uma manta regularizadora em polietileno ou poliuretano. Possui excelente durabilidade, dependendo da utilização e cuidados, pode durar de 5 a 15 anos. Se quiser abafar o “toc-toc” dos sapatos, é indicado cobrir todo o contra piso existente com manta acústica. Sua instalação é feita com cola especifica ou sistema de encaixe. Em caso de mudança, pode ser desmontado e levado para a casa nova. Algumas dicas podem prolongar a durabilidade do produto, como, por exemplo: ccolar feltro nos pés dos móveis para prevenir arranhões e evitar contato com qualquer tipo de líquido; caso isso aconteça, seque imediatamente! Lembrem-se: O contato com a água ou sol pode deformar a peça. Quanto à limpeza, deve ser feita com aspirador de pó ou vassoura de pelos, de preferência no sentido das réguas, e pano úmido quase seco. É um produto ecologicamente correto, pois as placas de pisos laminados são compostas por compensados, fabricados com madeira reflorestada e certificadas.

Esse tipo de piso é imbatível quando se quer reformar um ambiente de forma rápida e fácil. É bastante indicado em projetos de quartos, salas, e, dependendo do segmento, também em projetos comercias que exijam um ambiente sofisticado.

Já o piso vinílico possui ótimo desempenho acústico, diminuindo os ruídos dos passos com sapatos, e mantém as características térmicas dos ambientes, proporcionando temperaturas agradáveis. Dispõe de acabamento em resina de poliuretano e por isso mancha pouco. Tem alta durabilidade, é antichamas, antialérgico. É fácil de limpar, basta utilizar vassouras de pelos e pano úmido com sabão neutro, porém arranha com mais facilidade e pode desbotar, caso receba luz solar. Suporta relativamente a água, mas não resiste a grandes quantidades, por isso, é contraindicado em áreas externas descobertas, banheiros e áreas de serviço que molhem facilmente, nesse caso, o ideal é a colocação de porcelanato ou cerâmica.

Normalmente indico a instalação de piso vinílico em residências que possuem animais de estimação, quartos de crianças e home office, podendo também ser instalado em cozinhas e lavabos, mas muita atenção, pois não poderá ser lavado! O piso vinilico resiste à umidade, mas não é à prova d’água. Ele é fabricado com cloreto de vinila, ou PVC, e é comercializado em placas, réguas ou mantas.

A escolha de um lindo rodapé dará o perfeito acabamento em ambos os materiais. Existe uma forte tendência na instalação desses materiais em paredes, tornando o ambiente mais elegante. Sem falar na gama de cores incríveis que nos remete à madeira de vários tons e texturas, proporcionando um visual moderno e aconchegante. Podemos destacar uma parede ou criar um painel para TV, que é uma excelente opção para quem quer uma peça mais leve, mais econômica e que se destaque no ambiente.

Espero que as informações contidas nesta matéria possam lhe ajudar a escolher o material adequado e lhe encorajar a realizar a reforma tão desejada, tornando sua casa ainda mais bonita e pronta para receber amigos e familiares em seu novo lar. Mãos à obra!

Enviem fotos de suas reformas para o Instagram @lucianeferras ou para página do facebook Luciane Ferras, as favoritas serão compartilhadas no meu perfil. Em caso de dúvidas, deixei seus comentários aqui na página.

Compartilhe esse artigo!

Gostou desse artigo? Comente!

Quer divulgar o seu negócio aqui?
Chame no WhatsApp!