Matérias e Colunas

Segredinho do Bairro – Em prol da autonomia

segredinhooutubro-interna

A terceira idade já deixou de ser sinônimo de aposentadoria e alívio da agitação diária. Não descartando a qualidade de vida, mas aprimorando-a ainda mais, na região são inúmeras opções de atividades e serviços diversificados para a faixa etária, indo da informática ao exercício físico, entre muitas outras.

Tranquilidade e qualidade de vida poderiam ser algumas das características cruciais para fazer de um lugar uma boa escolha para viver na terceira idade. No Recreio, Barra e arredores, esses atributos ganham ainda mais força quando associados às atividades e serviços oferecidos para a faixa etária, que vão desde planos em academia até aulas de música.

Com cursos de oficina literária, relaxamento e meditação, entre outros, o Espaço Vida Mais oferece inúmeras atividades com o objetivo de fortalecer a interação humana como fio condutor para transformar a vida das pessoas. Segundo Elisabete Saman, idealizadora do espaço, ele foi pensado para oferecer um serviço inovador e interdisciplinar, proporcionando estabilidade e entretenimento e visando a promoção da saúde, qualidade de vida e autonomia na terceira idade. São oferecidas, ainda, atividades como pilates funcional, livro criativo e curso de informática.

“Acreditamos que atividades para o corpo, mente, socialização e alimentação saudável geram mais saúde, proporcionando também uma vida mais longeva com autonomia e independência. É nesse sentido que trabalhamos”, afirma Elisabete.

Um grande exemplo de como o público pode moldar a oferta de serviços é a Acqua Fitness, a academia oferece programas voltados para a faixa etária por conta da grande procura de alunos dessa idade. Segundo Antônio Santos,professor de Educação Física e diretor da academia, os diferenciais do espaço para atender esse público começam no ambiente acolhedor, como a área de lanchonete que possibilita o encontro dos alunos.

“Nós temos a preocupação de preparar atividades voltadas para este público, seja na musculação, com um treinamento focado nas necessidades da faixa etária, como na ginástica, com atividades de dança e alongamento que agradam muito. Na hidroginástica, por exemplo, temos observado um aumento significativo da faixa etária, se antes tínhamos um público na casa dos 60, hoje é muito comum encontrarmos alunos entre 70 e 90 anos praticando”, afirma Antônio.

A socialização também é um dos pilares da Kopen Curso de Informática, que oferece cursos de internet, word, excel, muitos mais e também aulas para a terceira idade. A ideia inicial de dar aulas apenas para que jovens se preparassem para o mercado cresceu e, como pedido dos próprios alunos, as aulas também chegaram às mães, pais e avós que tinham aparelhos eletrônicos e não tinham ninguém para ajudar.

“As turmas não são especialmente para idosos, acredito que a convivência e interação com os mais jovens aumenta a autoestima dos mais velhos, fazendo disso um sucesso. Nosso diferencial é que o aluno de terceira idade pode trazer todas as suas dúvidas, nós ensinamos como usar Smartphone, Facebook, Instagram e tudo mais de internet e redes sociais”, afirma Glaucia Chuva, proprietária do espaço que funciona no Recreio.

Mas não é apenas a internet e a tecnologia que podem deixar os idosos ativos e felizes. O projeto de musicalização para idosos no Espaço Cultural Casa da Música nasceu de uma experiência pessoal da idealizadora, Rosangela Haydem, que percebeu que a mãe, em estágio inicial de Alzheimer, recordava canções passadas quando a ouvia ao piano. O carinho sentido pela mãe fez com que o grupo crescesse e hoje as aulas são ministradas gratuitamente.

“Somos três professores envolvidos nessa aula. Primeiro, cantamos juntos as canções antigas, num repertório previamente escolhido. Depois, nos sentamos à mesa para um lanche com todos juntos e ouvimos o que eles contam. Na maioria das vezes, são as mesmas histórias, mas damos atenção como se fosse a primeira”, conta Rosangela.

Espaço Vida Mais
O2 Corporate & Offices –
Rua João Cabral de Melo Neto, 200 – Bloco VI, sala 239 – Barra da Tijuca
Tel.: (21) 96787-5908 / (21) 97195-5908
www.espacovidamais.com.br
contato@espacovidamais.com.br
www.facebook.com/espacovidamaisoficial

Acqua Fitness
Av. Ailton Henrique da Costa, 55 – Recreio dos Bandeirantes
Tel.: (21) 2490-1000 / (21) 2490-4288
www.acquafitness.com.br
contato@acquafitness.com.br
www.facebook.com/RecreioAcquaFitness

Kopen Curso de Informática
Rua Prudente de Moraes Neto, 91, sala 205 – Recreio dos Bandeirantes
Tel.: (21) 3418-2526 / (21) 99905-5140
www.kopensoft.wix.com/kopensoft
www. facebook .com/Kopen-Curso- Informatica-290902324413648

Espaço Cultural Casa da Música
Rua Ministro Aliomar Baleeiro, 345, loja C Recreio dos Bandeirantes
Tel.: (21) 3281-8965 / (21) 3281-8966
www.espacoculturalcasadamusica.com.br
contato@espacoculturalcasadamusica.com.br
www.facebook.com/espacoculturalcasadamusica

Compartilhe esse artigo!

Gostou desse artigo? Comente!

Quer divulgar o seu negócio aqui?
Chame no WhatsApp!