Luto

0

luto - destaque

Luto é um processo pessoal vivido diante da perda de alguém que se ama. Essa perda pode ser através da morte propriamente dita ou com o término de uma relação, e cada pessoa vive esse luto de uma maneira única.

 

De uma forma geral, podemos pensar em quatro fases no processo de luto para, enfim, se chegar à aceitação. Essas fases podem ocorrer de forma cronológica ou interdependente; é comum pessoas enlutadas passarem por, pelo menos, duas destas fases. São elas:

 

Negação: o choque e a negação são as primeiras reações diante da perda, é uma negação em relação a não acreditar no que aconteceu, vêm aqueles pensamentos “difícil aceitar que não vamos mais nos ver” e “não consigo acreditar que isto aconteceu”; pode acontecer nessa fase a necessidade de contar e recontar o que houve.

 

Raiva: é uma sensação de revolta contra a situação que precisa enfrentar. É muito comum nessa fase uma revolta contra amigos, familiares, médicos, Deus e até a si próprio como se algo pudesse ter sido feito para evitar o acontecimento. Também é comum nesse momento o enlutado se afastar de amigos e do convívio social.

 

Barganha: a negociação está relacionada com a negação, é a tentativa de fazer a vida voltar como era antes, começa a criar magicamente um cenário de que a pessoa ainda poderia estar presente se o enlutado tivesse feito algo diferente.

 

Depressão: é a fase mais profunda do luto, quando a pessoa se dá conta do que foi perdido. Essa fase normalmente demora um pouco para chegar, é quando as pessoas dizem que “a ficha caiu”, é um momento de grande tristeza.

 

Quando o enlutado compreende o que de fato aconteceu e deixa o desespero, ficando pronto para enfrentar essa perda e seguir em frente, chamamos de aceitação, Ainda pode sentir alguma tristeza ou saudades, mas, pouco a pouco, quase sem perceber, começa a pensar no futuro novamente.

 

É importante que este luto seja vivenciado, pois é um processo necessário e fundamental para a superação do mesmo, porém, se perceber que alguma dessas fases está sendo prolongada e não consegue retomar sua vida, é hora de procurar ajuda!

 

19,671 total de visitas, 6 visitas hoje

(Visitado20 vezes, 1 visitas hoje)

The following two tabs change content below.
Martine de Andrade

Martine de Andrade

Psicóloga Martine de Andrade - CRP 05/44434
Especialista em Terapia Cognitivo Comportamental, atua na área clínica com Psicoterapia Individual (adulto), Orientação Profissional e Avaliação e laudo  para cirurgia bariátrica.
Martine de Andrade

Últimos Posts (ver todos)

06/10/2017 |

Deixe uma resposta

Todos os direitos reservados Utilità, Desenvolvimento evo.ag.