Matérias e Colunas

Reversão de vasectomia – uma cirurgia que vem aumentando

paulo vasectomia - interno

De uns tempos pra cá, tenho recebido em meu consultório um número cada vez maior de casais que desejam engravidar e o homem foi vasectomizado. Certamente, isso ocorre pelo fato de eu estar operando e me especializando, porém o que podemos observar é que cada vez mais os homens realizam vasectomia e, com isso, aumenta a chance do homem se arrepender e querer reverter o quadro de infertilidade.

Para que o homem possa realizar a vasectomia, ele precisa ter mais de 25 anos ou ter 2 filhos vivos, sendo, claro, maior de 18 anos. Sabemos que cerca de 5 a 10% desses homens podem se arrepender e com isso procurar auxílio médico, para reestabelecer sua função fértil. Existem muitos fatores que podem fazer o homem mudar seu pensamento, mas normalmente estes estão em novos relacionamentos, e muitas vezes com novas esposas que nunca tiveram filhos.

As chances de reversão vão depender de inúmeros fatores, porém podemos dizer que os dois mais importantes são a experiência do cirurgião em microcirurgia e na cirurgia de reversão e também o tempo desde a vasectomia até a cirurgia de reversão. Sabemos que em até 3 anos de vasectomia temos os melhores resultados com chances de reversão em torno de 95% e gravidez em 1 ano em torno de 80%. Entre 3 e 8 anos, essas chances caem um pouco mas ainda superam 50%. Apos 15 anos, temos uma chance média de 30% e com isso devemos começar a pensar na possibilidade de fertilização in vitro, popularmente conhecida como FIV.

Nestes casais com tempo de vasectomia maior, nada impede a realização da reversão, até porque mesmo que não haja gravidez pela forma convencional, pode ser mais fácil a fertilização pois podemos captar e selecionar os melhores espermatozóides diretamente do ejaculado. Isso se deve pelo fato de que, embora possa não haver gravidez, a chance de ter espermatozóide no ejaculado é maior do que 75% mesmo nos homens vasectomiazados há mais de 15 anos.

De uma forma geral, podemos dizer que uma tentativa de fertilização in vitro equivale a 4 tentativas de reversão. Outro aspecto importante é o custo do procedimento que pode ser até 25% do valor de uma fertilização em uma clínica especializada.

Podemos citar outros fatores importantes como a idade da mulher, ou seja, quanto menor, maior será a reserva ovariana e mais tempo teremos para tentativas de gravidez naturalmente. A idade do homem, bem como sua função testicular, é igualmente importante, pois mesmo com o canal deferente pérvio é importante uma adequada produção de espermatozóides em termos de qualidade e quantidade.

Entre os fatores que podem prejudicar a fertilidade masculina pós-reversão, podemos citar o tabagismo, alcoolismo e má nutrição também.

Assim sendo, todos os casais que desejam engravidar pós-cirurgia de vasectomia precisam ser avaliados por um urologista especializado para que ele possa indicar o melhor tratamento. Como dito anteriormente, o número de vasectomias vem aumentando, e com isso a demanda por essa cirurgia vem crescendo.

Particularmente, eu não tenho nenhuma objeção em realizar vasectomia em homens jovens e que preencham esses requisitos presentes nas leis brasileiras. Porém, é preciso que esse paciente seja avaliado minunciosamente, até mesmo por uma avaliação psicológica, a fim de se evitar arrependimentos futuros.

Mas, mesmo que tudo seja feito adequadamente, e mesmo assim o homem se arrependa, temos hoje muitos recursos disponíveis para tentar reverter essa importante decisão.

Compartilhe esse artigo!

Gostou desse artigo? Comente!

Quer divulgar o seu negócio aqui?
Chame no WhatsApp!