Matérias e Colunas

Influenciando seguidores

influenciadorasmirim-interna

Como a influência no mundo digital virou trabalho ou complemento? O advento das mídias sociais como ferramentas de negócio fortaleceu inúmeros ícones que viraram referência em diversos assuntos, os chamados influenciadores, espalhados ao redor do mundo. E na região não é diferente.

Nos últimos anos, as mídias sociais se transformaram em uma verdadeira plataforma de negócios, onde perfis influentes conseguem crescer cada vez mais em número de seguidores e monetizar sua presença online. Conhecidos como influenciadores digitais, esses perfis podem ser até mesmo de um vizinho seu. Isso porque na região do Recreio e da Barra conseguimos encontrar uma enorme diversidade de presença online.
É o caso de Julia Manhães. Estilista, ela possuiu um Ateliê na Barra da Tijuca, e, em seu perfil pessoal no Instagram, o número de seguidores ultrapassa 65 mil. No de sua marca, 147 mil. Segundo ela, seus principais canais de vendas são o Instagram e o WhatsApp.
“Eu posto diariamente no Instagram da loja, de 3 em 3 horas, as seguidoras demandam sempre ver novidades. Elas querem ver as peças no corpo de mulheres diferentes, a menina que está na rede social se sente representada”, afirma a moradora, que também utiliza outras influenciadoras para monetizar seu negócio.
Mas nessa onda de internet, musas fitness também se destacam nas plataformas online. É o caso da Miss Búzios, Yasmin Miranda. A também empresária, que perdeu 25 quilos apenas com dieta e exercícios, ficou conhecida na rede por dar dicas motivacionais e pelo seu resultado final. Atualmente, ela faz parte da F. Hits, plataforma de influenciadores digitais de moda e lifestyle, e possui mais de 110 mil seguidores no Instagram.
“Conforme fui me reeducando em relação à alimentação e adotando uma nova rotina de exercícios, as pessoas começaram a se espelhar em mim. Foi um processo gradual e natural, quem me segue começou a ver conteúdo que considerou relevante e inspirador”, conta a também moradora da Barra.
Continuando no universo de lifestyle, algo não tão incomum é a presença masculina nesse meio. Com mais de 4 mil seguidores, Evandro Buratti é hairstylist e entrou no universo online para divulgar seu trabalho, mas em pouco tempo algumas empresas de cosméticos começaram a procurá-lo e parcerias acabaram surgindo.
“Tenho muito orgulho desse legado da internet, pois todos os meus seguidores sempre foram orgânicos, nunca gastei um real com impulsionamento de página, tampouco comprando seguidores”, afirma Evandro, morador do Joá.
Há dois anos com o Canal Lii Dreams, Lisa Marques é uma adolescente com visão empreendedora. Com mais de 40 mil seguidores em seu canal, ela usa sua influência no meio para orientar seus seguidores, falando e expondo sua opinião, indicando serviços e produtos para que seu público, segundo ela, também tenha a chance de curtir.
“É um trabalho sério, como todos os outros, com foco, determinação, mas que também acaba sendo divertido”, afirma a jovem, que já morou no Japão com sua mãe.
Moradora da Freguesia, Erika Orlandini é criadora do blog Carioca Básica e vê a atividade de influenciadora digital como uma verdadeira “amiga virtual”, que as pessoas seguem em busca de informações e identificação. Com 35 mil e oitocentos seguidores no Instagram, Erika comenta desde beleza à decoração, casa e organização.
“Antigamente, você tinha que comprar para experimentar um produto, ou então se informar com as amigas ou acessar o SAC das empresas para saber se é bom. Hoje, você consegue acessar inúmeras informações em poucos minutos e é quase impossível errar na compra”, afirma a influenciadora, que chega a ressaltar o aumento exponencial do público masculino em suas mídias sociais. Erika é, ainda, membro do Beauty Vip Club, plataforma de blogs de beleza.

Compartilhe esse artigo!

Gostou desse artigo? Comente!

Quer divulgar o seu negócio aqui?
Chame no WhatsApp!