Matérias e Colunas

Luciana Coutinho – Atriz, mãe e empreendedora

"E agora, hoje em dia, a agência (Agência Sonho & Ação) é uma oportunidade de trabalhar em casa, de ter meu filho perto, mas eu quero voltar a explorar a Luciana atriz também, estou me preparando e voltando aos poucos."
“E agora, hoje em dia, a agência (Agência Sonho & Ação) é uma oportunidade de trabalhar em casa, de ter meu filho perto, mas eu quero voltar a explorar a Luciana atriz também, estou me preparando e voltando aos poucos.”

 

Moradora da Barra da Tijuca, Luciana Coutinho é uma atriz conhecida principalmente pelos seus personagens no Zorra Total, chegando à fama e sendo reconhecida pelo seu talento e beleza. Hoje, aos 49 anos, a Candinha do humorístico é também empresária e mãe.

Conhecida como a famosa Candinha (esposa de Nerso da Capitinga do Zorra Total), Luciana Coutinho também é empresária e mãe. À frente de um projeto social na região, que permite que jovens carentes tenham acesso à arte, a atriz abriu recentemente, em parceria com outros profissionais renomados, uma agência de modelos e atores. Afastada da televisão, ela é a prova de que a gravidez – Luciana tem um filho de dois anos – e as dificuldades do mercado não foram suficientes para apagar seu brilho. Nesta entrevista, a também empresária conta um pouco mais sobre sua carreira e seus projetos. Confira:
_Por Rita de Cássia Costa

Como e quando você começou a sua carreira de atriz?
Comecei com a necessidade de ter intimidade com a câmera. Eu já era modelo desde os treze anos, e então comecei a fazer Tablado (curso de teatro) em 1984, ou seja, há mais de 30 anos. Lá fiz sete anos, depois fiz CAL (Casa das Artes de Laranjeiras). Paralelamente, eu já fazia peças de teatro, fiz “Viva o Gordo”, fiz “Os Trapalhões”, entre outros. Em 2000, eu entrei no Zorra Total, onde fiquei até 2014. Eu já vinha tentando engravidar, e em 2014 eu saí do Zorra e fui para Malhação. Logo depois, eu engravidei do Lucca, minha terceira fertilização. Enfim, o Lucca tem dois anos hoje e agora estou dando um start na minha carreira.

Além de atriz, quais são hoje as suas atividades?
Nossa, faço tanta coisa… Eu sou empresária, diretora, mãe, como eu já falei – mãe de muita gente. Eu tenho um projeto social há 15 anos, um trabalho que eu amo fazer, tem aulas de teatro, de dança, de modelo e manequim, vídeo e TV, é a Sonho Cultural Associação Civil. Já no lado da empresária, eu tenho a Sonho e Ação, que é uma agência, junto com o Xicão Jones (fotógrafo), Maria Ines Filiputti e a Claudia Coutinho. Dentro do Sonho Cultural, temos uma parceria com a Oficina de Atores e eu faço quatro espetáculos com eles em teatros grandes, normalmente no Teatro Antônio Fagundes, na Barra da Tijuca. Além de tudo isso, ainda ministro oficinas e dou aula de teatro para crianças.

O que te levou a buscar outros tipos de negócios?
Foi principalmente a gravidez, mas o projeto social (Sonho Cultural Projetos) nasceu da vontade de ajudar mesmo: eu perdi minha mãe e meu pai, e falei que queria fazer uma coisa diferente. Poderia estar viajando, conhecendo o mundo, mas eu preferi investir em ajudar. Eu acho que as perdas na minha vida me levaram a isso. E agora, hoje em dia, a agência (Agência Sonho&Ação), é uma oportunidade de trabalhar em casa, de ter meu filho perto, mas eu quero voltar a explorar a Luciana atriz também, estou me preparando e voltando aos poucos.

De certa forma, você não fugiu da área, mas entrou em um outro ramo dentro desse universo que pudesse te ajudar como empresária. Gostaria de saber como foi esse processo.
Na época que eu fazia peça com a Marília Pêra, a camareira – que tinha uma filha de oito anos – perguntou para mim: “será que teria como minha filha fazer? Só que eu não tenho condição, a gente mora na Rocinha”. Assim como ela, também tinha uma galerinha querendo entrar. Eu tomei gosto por esse projeto, pelo projeto social, e busquei o Recreio Shopping para uma parceria.

Quais são as principais dificuldades em mudar de profissão e encarar novos desafios?
Eu tive uma gravidez maravilhosa, caminhava, cuidava de mim, mas eu comecei a ter mais coragem, a gente fica mais atrevida na gravidez, mais a fim de trabalhar. Aí, depois que o meu filho nasceu, fiquei um tempo sem fazer nada, mas com necessidade de trabalhar, então comecei a trabalhar em casa, comecei a inventar coisas, enfim. Esses desafios estão surgindo agora, mas a dificuldade maior acho que é estar em constante contato com o mundo, com o mercado, você não pode se isolar, tem que estar fazendo novas amizades, que é uma coisa gostosa.

RAPIDINHAS:

Você mora na região? Se sim, há quanto tempo?  
Morei muitos anos no Recreio, amo o Recreio… Agora, eu moro na Barra, no comecinho do bairro. Mas o Recreio e a Barra para mim são a mesma coisa, é muito bom!

Você acredita que seja uma região aberta a novos investimentos e oportunidades de negócios? Se sim, por qual motivo?
Sim, eu acho que a região está abrindo mesmo as portas, cresceu muito, antes era só mato da Barra para lá. Inclusive, tenho visto até pessoas do nosso meio por aqui. Não só no Recreio, mas Campo Grande e Santa Cruz, tenho muitos alunos de lá, o BRT facilitou bastante.

Como você espera estar daqui a alguns anos em relação à sua carreira?
Espero continuar lá no Sonho Cultural, no teatro de bolso, no Sonho e Ação, além de possivelmente montar um canal no YouTube. Porque tem a Luciana Coutinho atriz, tem a Luciana empreendedora, e tem também a cidadã.

AGENDA
O RANCHO ESPERANÇA, de Mario Oscar
17, 18, 25 e 26 de outubro
Horário: 20:30h
Teatro Antônio Fagundes

UM CASO FÚNEBRE, NOIS ENVERGA MAS NUM CAI
7, 8, 14 e 15 de setembro
Horário: 20:30h
Teatro Antônio Fagundes

Compartilhe esse artigo!

Gostou desse artigo? Comente!

Quer divulgar o seu negócio aqui?
Chame no WhatsApp!