Matérias e Colunas

Você tem a identidade da felicidade?

felicidade coluna - interno

Identidade está ligada à forma como administramos as nossas emoções. A identidade emocional é a capacidade de autoconsciência, controle de impulsos, persistência, empatia e habilidade social.

O que quero mostrar neste texto é que a nossa identidade é influenciada pelas nossas emoções e, se podemos treinar as emoções, podemos adquirir uma identidade de felicidade. Quem decide somos nós, quando determinados, quem realmente somos.

Os estados emocionais são como uma bússola, indicando os caminhos que seguiremos e as metas que queremos alcançar. São eles que nos impulsionam, nos fortalecem e nos permitem crescer.

Existem tantas pessoas vivendo crises de identidade que, na verdade, estão apenas passando por emoções que naquele momento são definidas como sua identidade. Mas não é o estado que vivemos que define quem nós somos. Um exemplo que gosto de dar bem simples é em cima da pergunta: “quem é você?” Geralmente, a resposta será: “Eu sou…”

Ansioso, alegre, feliz, apressado, etc. Essas são características das emoções e não definem a identidade, quem realmente somos na essência. Portanto, as nossas emoções, quando bem treinadas, podem nos levar a uma identidade que realiza uma vida plena e feliz.

O que você diz para seu cérebro, ele cria caminhos neurais para fazer agir nas suas emoções. Nos tornamos emoções, porque vivemos as crenças que temos. Crenças são iguais aos ímãs: se você crê em algo, pode até se tornar realidade. “Assim como imagina na sua alma, assim será…” (provérbios)

As crenças são representadas por todas as ideias que você viu, ouviu ou concluiu e acabaram se tornando uma verdade absoluta para você. Tudo o que os indivíduos fazem — a forma como eles pensam, sentem e agem — é resultado de suas crenças, e é justamente por isso que muitas pessoas agem de formas diferentes em situações idênticas.

Aí eu te pergunto: quem você é te define como uma pessoa feliz? Sua identidade (emoções) te torna uma pessoa feliz? Já ouvi muitas pessoas dizerem que felicidade plena não existe e, sim, momentos de felicidades.

Porém, se pensarmos que as emoções definem nosso estado (feliz ou triste), que somos pessoas gerenciadas por pensamentos e sentimentos, e que podemos treinar as emoções para sermos felizes, então essa teoria quem define somos nós. Gerenciar as emoções para sermos felizes a todo momento ou só em alguns deles.

Já passei por muitas crises de identidade, mas, quando entendi que na verdade eu passava por crises nas emoções e não na minha identidade (pois a nossa essência não muda), eu comecei a olhar e a questionar as minhas emoções, e não mais quem eu sou. Minha vida mudou!

Através de estudos e treinamentos, descobri a técnica D.C.D.: Duvidar das minhas Emoções, Criticar e Determinar quem eu sou. Desta forma, me tornei quem eu sou hoje, não só uma pessoa que tem a identidade da felicidade, mas ajudo outras pessoas a encontrarem a verdadeira identidade da felicidade através do treinamento das emoções.

Quero recomendar a você que treine as suas emoções através desta técnica que  aprendi em um curso com o doutor Augusto Cury.

 

TÉCNICA D.C.D.

 

✓   Duvide de todo sentimento que te faz infeliz, do sentimento de incapacidade, da sua timidez, do seu complexo de inferioridade, de tudo que encarcera sua inteligência. Duvide que você não consegue vencer seu mau humor, sua insegurança, sua depressão, sua ansiedade, seu medo de percorrer os labirintos da sua vida e explorar novos espaços.

✓     Critique também suas emoções negativas, todo pensamento negativo, toda ideia perturbadora, toda doença psíquica e toda a passividade do “eu”. Um “eu” passivo será sempre um escravo. Depois de exercer a arte da dúvida e da crítica, você preparou o seu “eu” para ser forte e determinado.

✓     Determine ser feliz, ter tranquilidade e serenidade. Não peça para ser alegre, determine contemplar a beleza do mundo e ser feliz, mesmo que tenha muitos defeitos e inúmeros problemas. Dê-lhe um choque de lucidez e direcione-a, pois há uma força subutilizada em cada pessoa.

 

Experimente! Uma maneira simples de parar cinco minutos do seu dia para dar atenção a você, a seus pensamentos, suas emoções e descobrir de verdade quem você é. Use este treinamento diariamente, como tomar café, almoçar e beber água, rotinas do seu dia que são indispensáveis para uma qualidade de vida. Treine suas emoções e tenha a identidade da felicidade!

Compartilhe esse artigo!

Gostou desse artigo? Comente!

Quer divulgar o seu negócio aqui?
Chame no WhatsApp!