Matérias e Colunas

Moda inverno: em quais tendências apostar?

Fotos: Divulgação
Fotos: divulgação

A época de tirar as peças quentes e pesadas do closet chegou, mas sempre é preciso atualizá-lo. Saber quais são as tendências para a estação, quais looks compor e a cor do inverno serão conhecimentos necessários na hora de saber o que vestir. No frio, o que as pessoas mais dizem chega a ser quase uma verdade: todos ficam mais bonitos. Com a roupa adequada e na moda, não há quem duvide.

Para ajudar nessa questão e trazer as atualidades, a professora Diva Lúcia Costa, Analista de Ensino dos Cursos Técnicos do SENAI CETIQT e Treinadora e Avaliadora da Olimpíada do Conhecimento na ocupação de Vitrinismo, nos esclareceu quais são as tendências atuais nas quais vale a pena apostar. “O que vai pular do guarda-roupa serão os tecidos transparentes, tecidos de veludo, os metalizados. Também aqueles que trazem conforto e atitude com o estilo esportivo, como as maxi bolsas, moletom, tênis e t-shirt. As sobreposições com t-shirt por baixo, no melhor estilo anos 90, também estão em alta, assim como as parkas, e não podemos esquecer dos looks monocromáticos e as meias calças”, conta a professora.

Fotos: divulgação
Fotos: divulgação

A cada época do ano, a Pantone, empresa mundialmente conhecida pelo seu sistema de cores, destaca algumas cores que serão os hits da estação. Para a época, as cores Cinza Tubarão (Sharkskin 17-3914), Warm Taupe (16-1318) e o Spicy Mustard (14-0952) estão no auge. Sabendo disso, como usá-las? A Diva também dá dicas: “O cinza é uma cor considerada coringa para combinar com cores quentes e frias. Se deseja um look mais sedutor, a cor Warn é a pedida, já o Spicy chegou para dar um ar mais verão e animado no visual, sendo um amarelo mostarda incrível para dar um destaque às combinações”, comenta.

É óbvio que, no inverno, deixar os pés com sapatos abertos não é a melhor opção. Pensando nisso, as tendências também chegaram aos calçados. “O tênis não pode faltar nesse inverno, seja pelo seu conforto, seja pelos modelos estilosos que estamos vendo por aí. Outra aposta é o mule, um modelo que pode causar controvérsias, mas está sendo cada vez mais usado. Agora ele vem em versões mais divertidas e com cores variadas. Os sapatos metalizados e com glitter são a opção para quem quer se destacar na multidão e mostrar toda a sua personalidade”, revela a professora.

O SENAI CETIQ, no Rio de Janeiro, é o principal centro formador de mão de obra na cadeia têxtil e de confecção do país, inclusive com institutos de tecnologia voltados à moda e química. Entre os cursos oferecidos, está o de Técnico em Produção de Moda, voltado para a Comunicação de Moda. No curso, o aluno aprende a teoria de Comunicação de Moda, Planejamento de Projetos, Gestão de Pessoas, e desenvolvem na prática projetos como: editoriais de revistas, catálogo para marcas de moda, lookbooks para e-commerce, vitrines e projetos de visual merchandising, além de desfiles e de construírem seu próprio portfólio profissional.

Compartilhe esse artigo!

Gostou desse artigo? Comente!

Quer divulgar o seu negócio aqui?
Chame no WhatsApp!