Matérias e Colunas

Consultor de carreira inova utilizando a astrologia vocacional

dametto-interna

Método é usado como ferramenta para mapear os talentos dos clientes e aumentar a chance de conquistar metas pessoais e profissionais

Numa época de ajustes na economia, muitas organizações estão precisando aumentar sua eficiência. Desde 2013 o quadro de pleno emprego e expansão dos negócios vem mudando, e assim os profissionais estão precisando realinhar suas carreiras e estratégias, seja buscando maior produtividade no dia a dia ou novas oportunidades. A busca pela consultoria de carreira e recolocação de executivos tem crescido cada vez mais. Segundo André Luiz Dametto, professor de MBAs em Gestão de Marketing e RH na Escola de Engenharia da UFRJ e sócio da ALD Consultoria, em 2016 houve um aumento de mais de 200% no número de pessoas que tem buscado seu apoio para se recolocar no mercado.

Visando inovar na forma como oferece o serviço, Dametto tem utilizado ferramentas criativas para revelar as vocações de seus clientes. Além dos tradicionais testes de mapeamento de talentos, o consultor utiliza a astrologia vocacional nos projetos. Ele afirma que o conhecimento metafísico só contribuiu para a sua formação cartesiana de engenheiro de produção. Segundo ele, ferramentas muito lógicas e cartesianas tornam a consultoria apenas um processo burocrático, e não ajudam realmente as pessoas a assumirem quem realmente são.

“Uma boa consultoria de carreira se dá na relação, no encontro entre o consultor e o cliente, que abertos a ousar com ferramentas práticas e mais criativas, são os projetos que mais costumam dar resultados”, diz Dametto. Dentre os profissionais que já contaram com o apoio da ALD Consultoria estão desde executivas do setor de mineração até uma astróloga.

“O conceito da energia do dinheiro que foi desenvolvido no coaching foi fundamental, e hoje me sinto bem mais autoconfiante. Venci minha autossabotagem e hoje sou uma grande investidora”, conta Glória Reis, Astróloga independente.

Outro cliente que obteve novos resultados foi o engenheiro Fernando Doki, da empresa Braskem, que buscava ser menos perfeccionista. Ele relata que hoje já consegue avaliar melhor em que situações pode abrir mão dos detalhes sem prejudicar o todo. E afirma que a consultoria foi um suporte que respeitou sua essência, já que ainda continua bem exigente.

Desde os 10 anos de idade Dametto é apaixonado por astrologia e conta que foi na experiência com sua cliente astróloga que percebeu a profundidade da ferramenta e suas potencialidades para a consultoria de carreira.

“A astrologia não se reduz ao horóscopo que lemos nos jornais e revistas, como muitos pensam. Quem já teve a oportunidade de estudar com mais profundidade sabe da riqueza que ela oferece a partir dos símbolos de cada planeta, casa astrológica e signo zodiacal. Lendo a carta natal (mandala que representa a disposição dos astros no céu no instante do nosso nascimento) é possível identificar vocações, propósitos, potenciais, riscos e curas que farão total diferença no planejamento de carreira de cada pessoa. A sociedade atual, cada vez mais voltada para telas digitais, nos distancia do maior portal de busca que existe, a nossa própria intuição. E é isso que eu busco desenvolver nos clientes, a reconexão com o a sua essência. A cada questão na consultoria eu pergunto para eles: e agora, o seu peito está quente? Se sim, bom sinal!”, explica Dametto.

Dentre os resultados obtidos com a consultoria, Dametto destaca a recolocação de seus clientes em oportunidades mais harmonizadas aos seus objetivos, além do crescimento profissional de muitos, que já chegaram a presidentes de empresa e donos de seus próprios negócios. Ganham também as empresas, com profissionais mais engajados, produtivos, e mais potentes para aumentar os lucros nos negócios.

Compartilhe esse artigo!

Gostou desse artigo? Comente!

Quer divulgar o seu negócio aqui?
Chame no WhatsApp!