Matérias e Colunas

Para todos os gostos

  foto: Estúdio Renato Moreth |   foto: Wmodelgroup
foto: Estúdio Renato Moreth | foto: Wmodelgroup

O mundo da moda é cheio de padrões, mas algumas marcas têm questionado isso, criando uma importante resistência e produzindo um estilo mais inclusivo e diferenciado. Separamos algumas lojas físicas e outras de e-commerce que chegaram para diversificar a moda.
É o caso da Equal Moda Inclusiva. Depois de quase 30 anos no ramo da moda, Silvana Louro percebeu que não havia mais nada a oferecer na área. Partindo desse sentimento, fezuma especialização que a levou a um projeto com paratletas, onde começou sua história com a inclusão. Em dezembro de 2013, nascia a Equal Moda Inclusiva.
“Me faz um bem enorme ver uma mãe vestindo seu filho com paralisia cerebral sem que ele sinta dor. Além da minha satisfação pessoal, a roupa adaptada é um direito do deficiente”, conta Silvana, diretora da marca.
As encomendas podem ser feitas através do e-commerce no site da Equal. Segundo Silvana, as roupas possuem aberturas estratégicas para facilitar o vestir de pessoas com mobilidade reduzida e paralisia cerebral.
A moda plus size também tem ampliado seu espaço. Criada em 2016, a Naiah nasceu de uma experiência dentro da própria família de seu fundador, Felipe Piragibe, que durante toda a vida viu sua mãe reclamando que não encontrava roupas bonitas para o seu tamanho.
“O propósito da marca é empoderar a mulher plus size! Mostrar para o mundo que a roupa é que deve servir a mulher e não o contrário!”, afirma Felipe.
O idealizador acredita que, com roupas de qualidade, conseguirão quebrar paradigmas como “gordo não pode usar estampa”, porque, segundo ele, com um caimento correto, estampa vestirá bem em qualquer corpo. As peças estão disponíveis no site da marca.
Já para quem gosta de moda inspirada em outras épocas, a Madame Retrô é uma opção. Criada em 2013 por Ingriti Accioli, a marca tem como propósito reforçar a importância de se vestir com elegância e sofisticação. A marca trabalha com modelagem padrão e sob medida, fazendo uma releitura das décadas de 50 e 60. O atendimento é virtual, feito via Facebook, Instagram e WhatsApp. O e-commerce está previsto para o fim de maio.
Iniciada em São Paulo, em 1999, onde começou a vender roupas para ajudar a pagar as contas, o Atelier Luiza Pannunzio é definido por sua criadora, Luiza Pannunzio, como uma marca “feminista” e traz roupas femininas que atendem a diversos estilos.
“É feminista, é nacional, é pequena e respeita todas as trabalhadoras em todo seu processo de produção até a entrega do produto ao cliente. É uma marca que pensa politicamente e se expõe. É a vida como ela é ou como eu a percebo. Nada de inventar histórias para vender, aqui vendemos a realidade – compra quem quer e quem se identifica”, é assim que Luiza Pannunzio define sua marca.
Para os amantes da arte, a marca Saia com Arte é a dica. Criada em 2011, a ideia surgiu quando Aline Place, designer e dona da empresa, cursava Design de Moda: depois de fazer um trabalho de história da arte, resolveu juntar suas paixões e assim criou uma marca que une arte e moda.
“O propósito da marca é tirar o conceito de moda descartável, onde o que é belo sempre será e sempre terá valor. A marca não trabalha com tendências, e sua grade tem roupas para todas as mulheres, de todas as idades e tamanhos, de P a GG e algumas peças 3G”, afirma Aline.
A Saia com Arte possui loja física no Shopping Downtown, onde resolveram abrir depois de participarem de inúmeras feiras de moda pelo bairro.

 

imperdíveis:

Equal Moda Inclusiva
Marca voltada para a moda inclusiva, nasceu em 2013. Possui e-commerce.
equalmodainclusiva.com.br
facebook.com/equalmoda
Tel.: (21) 98356-5550

Naiah
Nasceu em 2016 e tem como objetivo levar a moda para tamanhos plus size. Possui e-commerce.
sounaiah.com.br
facebook.com/naiahsou
instagram.com/naiahsou
felipe@sounaiah.com.br
Tel.: (21) 99110-8515

Madame Retrô
Ideal para quem gosta do estilo de época, a marca nasceu em 2013 e atualmente trabalha via redes sociais.
facebook.com/MadameRetro
instagram.com/madame.retro
Tel.: (21) 96494-2874

Atelier Luiza Pannunzio
Moda politizada, nascida em São Paulo em 1999, a marca possui e-commerce.
atelierlp.com.br
facebook.com/atelierluizapannunzio
Tel.: (21) 99559-0982

Saia com Arte
A marca mistura influências das artes com o mundo da moda. Nascida em 2011, possui loja física no Downtown.
Av. da Américas, 500 – Bloco 20, loja 103, Shopping Downtown – Barra da Tijuca.
saiacomarte.com
facebook.com/saiacomarte
instagram.com/saiacomarte
Tel.: (21) 98087-7689

Compartilhe esse artigo!

Gostou desse artigo? Comente!

Quer divulgar o seu negócio aqui?
Chame no WhatsApp!