Dê voz à sua opinião

Para melhorar a qualidade do atendimento em empresas, nasce o aplicativo CRICRI, que dará força a sua opinião

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foto: divulgação

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Você já foi mal atendido em algum lugar e sentiu vontade de reclamar? Ou, talvez, já quis elogiar aquele estabelecimento que você tanto ama? Muitas vezes, nossas vozes não são ouvidas e nos sentimos invisíveis. Indo contra esse pensamento, acaba de surgir um aplicativo gratuito disponível na plataforma Android e iOS que vai dar voz à sua crítica ou elogio: o CRICRI, que busca um atendimento sem grilos.

Nascendo de uma ideia brilhante, o aplicativo CRICRI surgiu da necessidade de seus fundadores, Fernando Parente e Gustavo Brum, dar voz à opinião dos clientes para trazer um feedback, tanto positivo quanto negativo, do estabelecimento em questão. Fernando conta que o atendimento no Brasil deve melhorar, principalmente se comparado a países estrangeiros. “Fiquei quatro anos sem botar o pé no Brasil e, quando voltei, em 2004, fiquei chocado com a diferença da qualidade dos serviços por aqui. Desde então, botei na cabeça que tinha que melhorar a qualidade do atendimento do Brasil em larga escala”, conta Fernando.

Segundo a consultoria Accenture, em 2015, as empresas brasileiras perderam mais de 217 bilhões de dólares em função de mau atendimento. Esse resultado foi dado depois de ouvir mais de 24 mil pessoas em 23 países, sendo 1.300 pessoas somente no Brasil, entre agosto e setembro do mesmo ano. Ainda de acordo com a pesquisa, quem sofre mais são os varejistas que perdem sua clientela. “O curioso é que um bom atendimento é bom pra todo mundo: para o cliente, para os vendedores, que têm seu trabalho mais reconhecido, e para os empresários, que aumentam a sua lucratividade”, comenta Fernando.

Para ajudar ou até dar um basta no mau atendimento e elogiar quem realmente merece, o CRICRI é um aplicativo de pesquisa para o consumidor. Nele, você pode destacar os pontos positivos ou negativos de estabelecimentos públicos e privados e ainda ver a opinião dos outros clientes que frequentam o local. Caso concorde com a crítica ou elogio, você ainda pode apoiar e compartilhar em suas redes sociais. “Acreditamos que seja um canal de conciliação. É uma ouvidoria simples que mostra a realidade no momento da entrega dos serviços. Nosso trabalho vai ajudar os gestores a entenderem o que mais agrada e o que mais incomoda o cliente, e, assim, ajustarem a entrega dos serviços em seus estabelecimentos”, explica Parente.

Sendo bem fácil de mexer, no clube CRICRI sua opinião pode ser dada em forma de um vídeo de até 30 segundos ou de uma foto. “Além de contribuir para melhorar o atendimento, você poderá concorrer para ganhar recompensas e brindes que, muito em breve, estarão disponíveis no nosso site”, diz o fundador. Assim como os clientes, os empresários também têm direito de resposta às avaliações feitas. “Oferecemos a oportunidade do empresário convidar o cliente que avaliou o seu negócio para retornar à sua empresa dando um cupom de crédito para o cliente, e aqui há uma pequena taxa de conveniência que é cobrada do empresário. Em muitos casos, se não existisse isso, o cliente insatisfeito jamais voltaria”, explica.

Mesmo não sendo uma tarefa simples, melhorar o atendimento das empresas, o intuito do aplicativo é fazer os gestores entenderam que ouvir o cliente é necessário. “O cliente sabe o que quer e o que não quer. Com o CRICRI, o empresário vai entender melhor o sentimento do cliente e o que deve priorizar no seu negócio para aperfeiçoar a entrega dos seus produtos e serviços”, conta Fernando.

Para baixar gratuitamente, é só entrar na Apple Store ou na Play Store do seu smartphone, fazer um cadastro, criando uma conta, ou entrando pelo seu Facebook, e pronto! De início, um desenho de um grilo vai te dar as instruções necessárias para você começar a usar. “O grilo é um bicho pequeno, mas faz muito barulho. Nós, da equipe CRICRI, queremos que o cliente seja mais crítico, mais exigente, que faça críticas construtivas, que exija mais qualidade, mais carinho no atendimento. Os serviços vão melhorar com o ‘barulho’ deste cliente. Ninguém cala o grilo”, desabafa o fundador. Agora você poderá soltar sua voz e opinar bastante!

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Vanessa Coelho

Vanessa Coelho

Antenada, faladeira e com muita história pra contar, decidiu cursar jornalismo quando ainda era criança. Apaixonada pelas palavras, redes sociais, livros e jogos, quer estar ligada em todas as novidades do momento. Seu assunto sempre rende quando é sobre moda, beleza, saúde e comportamento. Adora aprender e sempre está em busca do melhor.
coelhoovanessa@gmail.com
29/05/2017 |

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