Matérias e Colunas

A história do macaco e a ansiedade

 

foto: visualhunt.com
foto: visualhunt.com

 

Certa vez, um homem chamado José dirigia pela BR-101, rumo ao nordeste do país. Já era madrugada quando ele cai num buraco e por causa disso tem o seu pneu estourado. O homem encosta no acostamento e, perplexo, olha o seu pneu cheio de fiapos de aço. Abre o porta-malas, arma o triângulo de segurança, tira o step e se dá conta que o macaco hidráulico não se encontra no veículo.

Meio desnorteado, José anda pela BR-101 escura, procurando alguma residência para pedir um macaco emprestado. Após andar alguns minutos e passar por algumas curvas, José olha para trás e percebe que não consegue mais enxergar o seu carro. Ele começa a pensar: “E agora, o que vou fazer? Como bater na casa de alguém em plena madrugada e pedir um macaco emprestado? E se não me emprestarem!? E se pensarem que sou um assaltante? E se chamarem a polícia? E se me chamarem de displicente? E se, e se, e se…”

Após alguns quilômetros de caminhada, e depois de se nutrir de muitos pensamentos que começavam com o “E se…” , o homem acha uma casa, toca a campainha e aguarda, como um animal acuado, cheio de certezas imaginárias, alguém atender a porta. Após alguns minutos de agonia, um senhor atende e José, sem pensar duas vezes, diz:

– Pega o seu macaco e engole!

Moral da história: Viver em excelência emocional é estar livre do medo causado pelas construções imaginárias. Segundo a OMS, o Brasil ocupa o primeiro lugar no ranking mundial de distúrbios de ansiedade, tudo por causa destes pensamentos que começam com o “E se…”.

Dica para escapar desta armadilha: reconheça que todas as vezes que você tiver um pensamento que começa por “E se…”, você está criando uma verdade imaginária e que, em alguns segundos, se não houver a gestão deste pensamento, o seu cérebro irá liberar um animal alado chamado emoção dentro da sua cabeça. A partir disso, você poderá sentir dores emocionais profundas. Quando você reconhece a criação de uma verdade imaginária, você domina este animal alado, coloca rédeas sobre ele e continua sendo o senhor do seu ser, das suas atitudes, das suas emoções e dos seus pensamentos.

Você pode encontrar dicas práticas para a sua excelência emocional no Facebook @treinadordeemocoes. E quem quiser um contato presencial, estamos aqui pertinho, no Recreio, no Awake Life – Centro de Reabilitação e Treinamento Emocional. Av. das Américas, 13.697, sala 216 ou pelo telefone (21) 96900-0123.

Compartilhe esse artigo!

Gostou desse artigo? Comente!

Quer divulgar o seu negócio aqui?
Chame no WhatsApp!