Matérias e Colunas

Como vencer os principais problemas para abrir o seu próprio negócio

negocios-interna

 

Prepare-se

Assim como um atleta, o empreendedor precisa se preparar para o jogo. Preparar-se é buscar conhecimento, qualificar-se, estudar bastante, avaliar o seu perfil e buscar os requisitos necessários para ser um empreendedor de sucesso. Toda a fase de conhecimento e preparo minimizam os riscos e os erros ao longo da trajetória.

Pesquise

Pesquise primeiramente o seu produto/serviço, o mercado, seus clientes e seus concorrentes. Através da pesquisa, é possível detectar muitas oportunidades, conhecer as necessidades reais dos clientes, verificar como esse mercado está posicionado e como os concorrentes estão vendendo e se estão inovando. Conhecer os clientes é o princípio básico, afinal, os benefícios e o valor do seu produto devem ser percebidos pelo cliente.

Conheça a real necessidade de investimento

Nessa fase, é importante que todos os custos sejam listados e colocados no papel. Novamente, pesquise e não faça estimativas. Aqui serve o ditado “colocar as mãos onde se alcança”. Para que o seu negócio tenha viabilidade, é preciso conhecer a real necessidade de investimento e qualquer erro pode ser fatal. Verifique também a viabilidade e o tempo de retorno do investimento. Ter o planejamento financeiro bem definido é um dos fatores de sucesso do negócio.

Procure boas parcerias e contrate uma boa equipe

Ninguém faz nada sozinho, portanto, cerque-se de boas parcerias e contrate uma equipe capacitada e bem treinada. Será preciso investir em treinamento e capacitação da sua equipe o tempo todo, afinal, você não quer ser mais um no mercado. Diferencie-se pelo bom atendimento, pela atenção aos detalhes e por uma equipe altamente motivada e focada no cliente. Os parceiros também precisam estar alinhados com o propósito de sua empresa, avalie cada requisito necessário para que sua empresa possa contar com serviços e produtos de qualidade.

Foco na ação

Depois de todo o preparo e planejamento, chegou a hora da ação. O empreendedor precisa ter a habilidade de trabalhar com foco e colocar as ações em prática, acompanhando de perto os resultados obtidos. Planejamento em uma mão e o plano de ação na outra. Não espere a perfeição: o bom é inimigo do ótimo. Comece a fazer.

Prepare-se para tempos difíceis e aprenda com os erros

Aprender com erros faz parte do processo de desenvolvimento e inovação de qualquer negócio. Os erros sempre existirão, o mais importante é a capacidade rápida de reação e proatividade de tomar as ações corretivas. Verificar as causas e não tentar achar culpados estabelece na empresa a gestão do aprendizado, que é muito importante para o crescimento. Quanto às crises e tempos difíceis, eles também existirão, pois tudo é um ciclo. Prepare-se para fazer a gestão da crise e não ter a crise de gestão. Aprenda com as formigas, prepare-se para o período de inverno com muito planejamento, trabalho em equipe e determinação.

Compartilhe esse artigo!

Gostou desse artigo? Comente!

Quer divulgar o seu negócio aqui?
Chame no WhatsApp!