Matérias e Colunas

Igualando oportunidades

Praia para todos | Dança InterAtiva
Praia para todos | Dança InterAtiva

 

Falar de inclusão é falar sobre projetos e pessoas que dedicam sua existência ao compromisso de levar uma perspectiva de vida mais humana, igualando oportunidades e dando rosto aos sonhos. Na região, alguns projetos locais e outros nacionais atuam com o objetivo de intensificar essa proposta.

Cresce cada vez mais o número de projetos e iniciativas de apoio à inclusão, seja para deficientes físicos ou outras minorias. Na região, projetos de incentivo ao surfe e à dança, trabalhos de inclusão na moda e assistência a autistas são alguns que se destacam fazendo a diferença.

Famoso por levar acessibilidade, lazer e desporto adaptado para as praias da cidade, o projeto Praia Para Todos começou em 2009 no Leblon. Mas, desde 2010, marca presença também na praia da Barra e promove sociabilidade entre a pessoa com deficiência, seus familiares, amigos e equipe.

“A inclusão ocorre de forma natural, os próprios usuários se relacionam uns com os outros, trocam experiências e acabam se sentindo acolhidos por todos”, conta Camila Vasconcellos, fisioterapeuta e coordenadora do projeto. Entre as atividades oferecidas, Falar de inclusão é falar sobre projetos e pessoas que dedicam sua existência ao compromisso de levar uma perspectiva de vida mais humana, igualando oportunidades e dando rosto aos sonhos. Na região, alguns projetos locais e outros nacionais atuam com o objetivo de intensificar essa proposta. estão o banho de mar assistido, piscina infantil, vôlei sentado, frescobol, surfe e stand up adaptados, entre outras.

A inclusão também acontece na educação. Criado em 1982, no Méier, pela educadora Rosa Prista, o Centro de Estudos da Criança se dedica desde então à aprendizagem e ao desenvolvimento humano. Além dos atendimentos realizados na sede, onde os programas acontecem individualmente ou em grupos, foi criada a Escola de Autistas do Rio de Janeiro com atividades de segunda a sexta. No Recreio e na Barra, a consultora atende em domicílio com programas personalizados para cada família.

“Acredito que todos devem conviver, mas as salas de aula precisam ter uma adequação à educação que chamamos inclusiva. Tem que ter espaço, computadores, multimídia e uma quantidade de alunos menor com um professor auxiliar”, diz Rosa Maria. A equipe do CEC é composta por psicólogos, 13
psicomotricistas, fisioterapeutas, psicopedagogos, entre outros.

Nascido em Goiânia há 10 anos, o Projeto Vem Inclusão – Luz, Moda e Arte foi idealizado por Karina Carvalho, psicóloga que, há mais de 15 anos, trabalha no ramo da moda. Hoje, o projeto já chega aos quatro cantos do país, inclusive ao Recreio. Segundo Karina, já no início desse ano, o Vem Inclusão – Luz, Moda e Arte deve começar a receber atendimentos home office na Barra da Tijuca e com possibilidade de bazar mensal, além de outros eventos. O projeto busca patrocinadores.

A dança também pode ser um excelente fator de inclusão social. Por meio do projeto Dança InterAtiva, Natasha Menezes realiza uma proposta terapêutica que visa trabalhar as necessidades corporais, emocionais e relacionais das pessoas com deficiência através da dança.

“O bailarino, independente de deficiência, irá interagir num todo, no âmbito do corpo físico, mental, psicológico, cultural e social; além de interagir, ativamente, com outros bailarinos em relação mútua”, diz Natasha. E completa: “A pessoa com deficiência deve ter apenas o desejo de entrar na dança, pois qualquer pessoa pode dançar. As limitações estão presentes em todos os corpos, independente da deficiência ou não”. O projeto acontece desde 2014 na região.

 

IMPERDÍVEIS:
Praia Para Todos
Tem como objetivo levar acessibilidade, lazer e desporto adaptado para todas as praias cariocas e do litoral.
Posto 3 da praia da Barra da Tijuca
Sábados e domingos: das 9h às 14h
Período: 17 de dezembro de 2016 a 30 de abril de 2017
contatonovoser@gmail.com
www.praiaparatodos.com.br
www.fb.com/PraiaParaTodos
Centro de Estudos da Criança Dedicado à aprendizagem e ao desenvolvimento humano de superdotados e autistas.
Possui consultoria em domicílio com programas personalizados.
Rua Arquias Cordeiro, 614/201 – Méier
(21) 2269-6572 / (21) 99669-8916
cecemprendedor@gmail.com
www.encontresenocec.com.br
www.fb.com/encontresenocec

Projeto Vem Inclusão – Luz, Moda e Arte
Conhecido nacionalmente pelo trabalho através da moda inclusiva há 10 anos.
(62) 98157-3902
rh@incepaciteg.com.br
www.fb.com/karina.carvalhoincepaciteg

Dança InterAtiva
O projeto usa a dança como proposta terapêutica para trabalhar as necessidades corporais, emocionais e relacionais das pessoas com deficiência.
Avenida Ayrton Senna, 3000 – Barra da Tijuca Via Parque Comfort Working
Bloco Itanhangá – Sala 4056
(21) 99515-7751
natasham.psi@gmail.com

Compartilhe esse artigo!

Gostou desse artigo? Comente!

Quer divulgar o seu negócio aqui?
Chame no WhatsApp!