Matérias e Colunas

A importância da educação financeira na infância e adolescência

Photo via VisualHunt.com
Photo via VisualHunt.com

Infelizmente, muitos pais ainda acreditam que dinheiro não é assunto de criança, mas o que eles não sabem é que educação financeira não significa apenas ensinar seu filho a economizar, mas, sim, ensinar conceitos como organização, planejamento, ética, disciplina, autocontrole e tantos outros que o ajudarão em todos os aspectos de sua vida.

A educação financeira na infância e adolescência é fundamental, porque é justamente no período escolar que as chances de construir uma visão mais adequada sobre o tema aumentam, contribuindo para uma sociedade capaz de tomar decisões financeiras conscientes e sustentáveis, garantindo, no futuro, uma vida financeira saudável e equilibrada.
Pesquisas mostram que as crianças brasileiras são as que passam mais tempo em frente à TV. Embora, no Brasil, existam leis que regulam a publicidade direcionada para crianças, o que mais vemos são propagandas de todas as formas feitas diretamente para elas. Por outro lado, temos crianças que querem comprar tudo o que veem, transformando-se em seres consumistas que serão adultos com sérios problemas financeiros.

Crianças que aprendem a lidar com seus desejos de consumo e a administrar seu dinheirinho desde cedo estão mais propensas a se tornarem adultos disciplinados com suas finanças pessoais e mais preparados para investir no futuro, fazendo escolhas inteligentes e trocas vantajosas. Além disso, um indivíduo alfabetizado financeiramente enfrenta melhor as adversidades da vida.

Educação financeira não é uma acelerada corrida atrás de riqueza e fortuna, ela pode ser denominada como as habilidades que temos de fazer escolhas adequadas ao gerir nossas finanças pessoais ao longo de nossa vida, já que não nascemos com essas habilidades, elas são aprendidas.

Compartilhe esse artigo!

Gostou desse artigo? Comente!

Quer divulgar o seu negócio aqui?
Chame no WhatsApp!