Matérias e Colunas

Como estabelecer liderança e se destacar na empresa em tempos de crise

Photo via VisualHunt.com
Foto: VisualHunt.com

Em abril de 1970, era lançada a sétima missão tripulada do Projeto Apollo e a terceira com intenção de pousar na Lua. Esta não cumpriu a missão devido a um acidente durante a viagem de ida, causado por uma explosão no módulo de serviço, que impediu a descida no satélite. Os dias que se seguiram ao acidente da Apollo 13 trouxeram muito aprendizado a todos os envolvidos, que voltaram sãos e salvos para a Terra devido à capacidade técnica da equipe de solo e da disciplina dos astronautas.

Em tempos em que o assunto do momento é a crise, e que a maioria parece definitivamente refém desse monstro, histórias como essa da Apollo 13 nos mostram, na verdade nos lembram, que é possível vencer mesmo inserido em qualquer adversidade.

O primeiro passo em direção ao êxito é ter uma visão real da situação. Parece uma tarefa óbvia, mas não é bem assim. Observe qualquer roda de conversa, e veja como grande parte das pessoas fala ou se comporta: Reclamam, resmungam e lamentam sobre seus problemas, os problemas da economia, política e outros. Muitas vezes, o “bicho” é maior do que se pinta. E uma atitude queixosa é aceita num círculo de conversas, parece até que há revezamento para ver de quem será a maior. Ter clareza sobre a situação é fundamental para se traçar qualquer estratégia. Seja claro e honesto, e não veja a situação pior do que ela é.

Liderança não é sobre mudança, mas, sim, sobre progresso: é a capacidade de fazer as coisas acontecerem, maximizar recursos dos liderados e inspirar. É a capacidade de criar um ambiente em que as pessoas prosperam e os resultados são alcançados. É a qualidade extraordinária que resolve problemas e faz as coisas.

Em tempos de crise, os líderes são criados. É quando as coisas parecem difíceis ou impossíveis que somos desafiados a nos tornarmos ainda melhores. Seja no seu negócio, carreira ou finanças, ou com seus filhos, cônjuge ou sua saúde, você já tem a capacidade de transformar a qualidade de sua vida, e as vidas daqueles que te cercam e se preocupam. Esse é o verdadeiro espírito de liderança.

Compartilhe esse artigo!

Gostou desse artigo? Comente!

Quer divulgar o seu negócio aqui?
Chame no WhatsApp!