Matérias e Colunas

Sensibilidade Dentária

Foto via Freepik.com
Foto via Freepik.com

A sensibilidade dentaria é algo muito comum, afeta um entre quatro pacientes. E o que seria essa sensibilidade? A sensibilidade é uma dor aguda, de curta duração, que geralmente ocorre após a ingestão de alimentos frios, quentes ou doces. Por vezes, sentida até com a passagem de ar pela boca quando falamos. Esta situação é tão comum que muitos pacientes relatam evitar o consumo dos alimentos estimulantes da sensibilidade e passam a conviver com ela, ignorando o problema.

Por que ocorre a sensibilidade dentaria? Este fator ocorre quando há uma exposição gradual da dentina, que é a parte mais interna do dente. Na dentina, encontram-se pequenos canais que são os túbulos dentinários, eles contêm terminações nervosas e fluídos. Quando o dente está sob ação de calor ou frio e estes túbulos estão expostos, ocorre a movimentação rápida do fluído contido neles. Esta movimentação faz com que as terminações nervosas reajam, gerando a sensação de dor.

A sensibilidade dentária pode ser um sintoma de que algo mais sério está ocorrendo em sua boca. Toda sensibilidade dentária está ligada a algum problema bucal, fazendo com que este fator seja consequência de tal problema. É de suma importância descobrir a causa para que este problema seja tratado.

A sensibilidade geralmente pode ser tratada e muitas vezes curada. O uso de flúor em gel ou enxaguantes bucais com flúor ajuda a controlar o desconforto causado. Recomendamos também o uso de creme dental para dentes sensíveis.

Como eu disse anteriormente, a sensibilidade dentária pode estar associada a vários fatores, como: doenças da gengiva (gengivite, periodontite), bruxismo (ranger os dentes), apertamento (hábito de apertar os dentes), retrações gengivais (exposição de região do dente onde ocorreu a perda do esmalte), clareamento dental.

Algumas dicas importantes para quem apresenta sensibilidade dentária são evitar o uso de cremes dentais abrasivos que prometem um clareamento dental, evitar ranger os dentes, interromper o clareamento dentário, caso esteja em tratamento, e realizar sua higiene bucal com o auxílio de uma escova com cerdas macias.

Procure um cirurgião dentista e descubra a causa, a sensibilidade dentária não pode ser ignorada. O profissional lhe ajudará com o tratamento indicado para a causa da sua sensibilidade.

Compartilhe esse artigo!

Gostou desse artigo? Comente!

Quer divulgar o seu negócio aqui?
Chame no WhatsApp!