Matérias e Colunas

DentalBros: Coworking em odontologia, facilidade e sustentabilidade

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

O coworking, uma nova forma de pensar o local de trabalho, ganha cada dias mais adeptos no Brasil e, em particular, na área de saúde bucal. Pegando carona neste conceito, a Dentalbros, na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio de Janeiro, se propõe a revolucionar de vez a ideia de consultório particular compartilhado. Por isso, deu um passo à frente ao reunir, em um mesmo centro odontológico, cirurgiões-dentistas, professores, radiologistas e técnicos em prótese dentária, todos com tecnologia do mais alto nível à disposição.

O objetivo é combinar agilidade, precisão, maior qualidade de atendimento e velocidade no processamento dos exames e procedimentos cirúrgicos. São dois andares que contemplam cirurgia bucomaxilofacial, endodontia, periodontia, ortodontia, ortopedia funcional dos maxilares, prótese, implantodontia, odontopediatria, estomatologia e radiologia. Os sócios também não esqueceram do ensino, e criaram um espaço especial onde a educação continuada em odontologia é levada a sério, oferecendo imersões em cursos que não se encontram em qualquer lugar, principalmente no Rio de Janeiro.

Vale lembrar que o mercado de dentistas é o que mais cresce no Brasil. São dez mil formandos por ano, e 150 mil profissionais atuando na área. De três anos para cá, percebe-se uma migração de um modelo de consultório particular para um modelo de clínica com vários “consultórios particulares”, por assim dizer. Um dos diferenciais da Dentalbros é cobrar apenas o aluguel do horário do dentista, sem pedir porcentagem de repasse nas consultas. A ideia é fidelizar o profissional, que, por sua vez, atrairá novos pacientes utilizando toda a infraestrutura do centro odontológico. A radiologia opera em um processo 100% digital – ou seja, o índice de erros é baixíssimo. O consultório virtual confere ao cirurgião-dentista solicitante a possibilidade de visualizar as imagens dos exames e os laudos de seus pacientes digitalmente em seu computador, notebook, smartphone, tablet e/ou em outros gadgets.

Esse conceito proposto pela Dentalbros resulta em dois pontos importantes: agilidade e sustentabilidade. O laboratório de prótese integrado, por exemplo, representa muito mais que apenas uma comodidade. Através dele, consegue-se ainda reduzir os impactos ambientais que o deslocamento de carro e/ou transporte público para diferentes consultas em diferentes lugares poderiam ocasionar. Outra vantagem é a redução do uso de matérias-primas e recursos naturais em cada consulta. É provável que os profissionais, em um primeiro momento, percebam apenas a economia de tempo como a principal vantagem. Entretanto, ao optarem por esse modelo, eles também fazem a diferença no que diz respeito ao meio ambiente, à sustentabilidade.

A proposta é poder dar mais autonomia ao dentista. Ainda que ele tenha o próprio consultório, seu paciente muitas vezes realiza exames fora. A Dentalbros vem atraindo este profissional para dentro da sua estrutura, uma vez que no centro odontológico todas as etapas são cumpridas com rapidez. Uma prótese, por exemplo, pode ficar pronta 24 horas depois. O local é uma boa oportunidade também para networking entre protesista, radiologista, cirurgiões e demais especialistas.

“Temos casos de dentistas que fecharam o consultório deles e passaram a atender só aqui. Porque às vezes o dentista não tem radiologia na clínica dele, e aqui tem tudo. Isso dá agilidade, o paciente gosta, indica um amigo….E assim a clientela vai aumentando. Além disso, estamos falando de compartilhamento de espaços de qualidade, com alta tecnologia, associado à conhecimento, promovendo uma sinergia positiva para todos”, conta Marcelo Rolla, um dos sócios e especializado em endodontia.

Compartilhe esse artigo!

Gostou desse artigo? Comente!

Quer divulgar o seu negócio aqui?
Chame no WhatsApp!