Matérias e Colunas

Degustando cerveja com comidas

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Uau, eis que estamos a alguns dias do Natal… 2016 tem sido um ano complicado para a maioria dos brasileiros. No Rio, salários atrasados, comércio fechando as portas… Sabem, eu tenho por vezes muito orgulho da maior parte dos brasileiros, porque somos os verdadeiros heróis da vida real. Mas, como disse o poeta: “vamos à luta”, com a certeza de que dias melhores virão!

Durante muito tempo, estávamos acostumados somente a harmonizar cerveja, com azeitona, amendoim e bolinho de bacalhau. O que, sinceramente, é bom demais. Porém, agora temos os instrumentos necessários e conhecimento para dar um passo maior. O casamento de vinho e comida já sabemos que é coisa dos céus, porém a cerveja também é uma grande companheira para diversos pratos.

A cerveja é muito bem-vinda na cozinha, aliás, a cerveja é comida: tem cereais, é cozida, tem fermento, aromas e sabores. E é um ótimo ingrediente culinário, como base de marinados, assados, no preparo de pães e massas e até mesmo em sorvetes.
Usamos 3 caminhos para nos levar à harmonização perfeita:

– corte: quando a cerveja limpa o paladar, a carbonização e o amargor quebram a gordura presente no alimento, assim, limpa a boca para a próxima garfada;
– contraste ou oposição: é quando a diferença entre o prato e a cerveja acabam valorizando os dois. Os sabores se chocam, como pegar uma comida picante e uma cerveja lupulada mais amarga.
– semelhança ou complementação: quando a comida e a cerveja possuem elementos que se assemelham e melhoram um ao outro.

Assim como nas harmonizações vinho/comida, seguimos uma regrinha básica: cervejas leves com comidas leves e cervejas mais encorpadas e intensas com comidas mais pesadas e gordurosas. Cervejas escuras, devido aos maltes mais tostados, combinam com sabores das comidas assadas e grelhadas.

Coisa boa é sabermos que cerveja combina com chocolate. É muito amor! Graças ao equilíbrio do amargo, na cerveja derivada dos lúpulus e no chocolate das sementes de cacau. Ambos provocam a mesma sensação: o chocolate derrete na boca, e o álcool cria uma sensação de aquecimento. Experimente com uma Stout, uma IPA ou com uma Lambic.

Já que estamos prestes a receber o verão, que tal trocarmos os queijos e vinhos dos dias de inverno pelos queijos e cervejas no verão?! As Pilsens e Lager casam muito bem com os queijos brie, camembert e com os queijos frescos. Amendoim, batata frita, pastel e a maioria dos belisquetes de boteco também são bons companheiros para as Pilsens.

Já os queijos azuis como roquefort e gorgonzola caem bem demais com as IPA e Strong. Weiss, Weinzenbier, Witbeers, todas as cervejas de trigo são uma carta na manga. Harmonizam com saladas como uma caprese e caesar. Com os pratos leves da culinária japonesa (sushi e sashimi), com queijo de cabra e com a cozinha mexicana. Os belisquetes de boteco mais temperados como os bolinhos de feijoada também. Já as IPAs (India Pale Ale) vão bem com comidas gordurosas.

Cervejas com característica defumada como a Rauchbier (estilo alemão de lager feita com malte defumado, especialidade da Francônia) harmonizam bem com pratos gordurosos e mais fortes. Experimente uma na próxima feijoada e no churrasquinho. Seus convidados irão amar, porque a mais perfeita das harmonizações sempre será boa cerveja e boas companhias!

Compartilhe esse artigo!

Gostou desse artigo? Comente!

Quer divulgar o seu negócio aqui?
Chame no WhatsApp!