Matérias e Colunas

Os benefícios da plástica gengival

Photo via VisualHunt
Foto: VisualHunt

Para começar o nosso artigo, vamos explicar o que é a plástica gengival? É uma leve correção que visa ocasionar a simetria do sorriso, proporcionando uma visível diferença na face e sorriso. A plástica gengival, ou gengivoplastia, oferece harmonia ao sorriso. Vale ressaltar que a área da odontologia responsável pela estética e saúde gengival é a Periodontia. Esta especialidade apresenta diversas técnicas cirúrgicas, e até mesmo não cirúrgicas, com o objetivo de mascarar ou eliminar o excesso de gengiva, o famoso sorriso gengival.

Os chamados “sorrisos gengivais” são aqueles sorrisos que mostram a gengiva superior de forma desproporcional, quando comparado com os dentes e lábios. Muitos pacientes chegam ao consultório reclamando de sua estética gengival, alguns chegam a dizer que sentem constrangimento ao sorrir. Vale lembrar que o sorriso gengival não apresenta nenhum problema físico para o paciente.

São várias as origens do sorriso gengival. As mais comuns são: hiperatividade do músculo labial superior, lábio superior curto, excesso de gengiva e crescimento vertical excessivo da face.

Em relação ao diagnóstico, o primeiro passo é a realização de uma anamnese detalhada, onde será possível saber a etiologia e, aí sim, planejar o melhor tratamento. Após anamnese feita, fazemos uma avaliação clínica e, se necessário for, solicitamos exames radiográficos, como, por exemplo, raio x e tomografia da face para completar o diagnóstico. Já o tratamento irá depender do diagnóstico e poderá ser feito de forma cirúrgica, ortodôntica ou, até mesmo, com o uso da toxina botulínica – este último é usado para tratamento temporário do sorriso gengival.

Como é realizada a gengivoplastia?
É uma cirurgia plástica bem simples e rápida, onde o cirurgião dentista aplica uma anestesia local em mucosa oral e, com o uso do bisturi, remove o excesso da gengiva, corrigindo até mesmo gengiva torta. E, em alguns casos, quando for gengiva aumentada, também será necessário reposicionar o osso.

Em casos onde utilizamos a toxina botulínica, fazemos um procedimento não cirúrgico e minimamente invasivo, no qual não utilizamos anestesia ou pós-operatório. A toxina é injetada dentro do músculo responsável pela elevação do sorriso. No pós-operatório, o paciente não terá curativos externos – em casos de pontos, os mesmos serão absorvíveis. Recomendamos alimentos pastosos e de fácil mastigação na primeira semana. Ficam proibidas as atividades físicas nas primeiras 48 horas e exposição ao sol nos primeiros 5 dias.

Compartilhe esse artigo!

Gostou desse artigo? Comente!

Quer divulgar o seu negócio aqui?
Chame no WhatsApp!