Matérias e Colunas

De boca nova!

reabilitacao-interna cópia
Foto: VisualHunt

Você já ouviu falar em Reabilitação Oral? Trata-se de uma especialidade da Odontologia que consiste em recuperar ou melhorar a saúde bucal do paciente, em diversos aspectos relacionados à função mastigatória e à estética do sorriso. Para tanto, a reabilitação envolve um complexo planejamento caso a caso, o que normalmente compreende várias especialidades da área, como Implantodontia, Periodontia (gengiva), Endodontia (canal), próteses, restaurações e estética em geral.

O primeiro passo é marcar uma avaliação no dentista e se submeter a uma panorâmica (raio-x completo da boca), para que se possa fazer uma avaliação mais minuciosa do estado dos dentes, gengiva e boca do paciente. Na sequência, faz-se um molde de gesso para que a arcada dentária do paciente seja colocada num equipamento avançado e capaz de simular os movimentos naturais do paciente durante o processo de mastigação.

A partir daí, a equipe multidisciplinar da clínica vai sugerir o que deve ser feito na reabilitação, como: uso de implantes, de próteses (fixas ou não), remoção de tártaro, tratamento de possíveis infecções, problemas na gengiva ou cáries, restaurações, clareamento a laser ou com moldeira, colocação de facetas de porcelana, enxertos ósseos, pinos metálicos, canal, etc.

Todo esse processo pretende reconstituir e restabelecer a anatomia dos dentes, a partir dos movimentos naturais de mastigação, a fim de conseguirmos criar uma estética harmônica e, por consequência, um sorriso mais bonito, que transmita segurança ao paciente, elevando sua autoestima.

A reabilitação pode demandar apenas algumas idas ao dentista, ou até mesmo meses de tratamento, dependendo da avaliação inicial e das necessidades específicas de cada paciente, que pode optar por agendar um ou mais “Day Clinic”, a fim de minimizar as idas ao dentista e agilizar o tratamento. O objetivo final é o paciente sair feliz com seu novo sorriso e, principalmente, seguro da sua saúde bucal, evitando doenças, infecções e complicações.

Compartilhe esse artigo!

Gostou desse artigo? Comente!

Quer divulgar o seu negócio aqui?
Chame no WhatsApp!