Matérias e Colunas

Por que temos sobrepeso?

sobrepeso-interna cópia
Foto: VisualHunt

O sobrepeso é um problema que nos traz a possibilidade de começar a buscar novas maneiras de usar o nosso cérebro. Vamos deixar de lado um pouco as questões médicas, essa epidemia do sobrepeso é causada pelas escolhas que fazemos. Uma pesquisa nos mostra que uma sociedade consome 70 quilos de açúcar por ano, além disso, faz um décimo de todas as refeições em fast food e a cada década aumenta suas porções no consumo alimentar diário. É de assustar!

Estar acima do peso era um remanescente da inclusão medieval da gula entre os sete pecados capitais. Se formos a fundo ao interior do nosso eu, descobriremos que muitos obesos se acusam pela falta de força de vontade, disciplina e determinação. Se, pelo menos, pudessem parar de se punir ingerindo calorias, deixariam de alimentar o círculo vicioso da autossabotagem e não obteriam mais tanto quilos, e consequentemente a sua autoimagem não seria ainda pior, e, claro não podemos deixar de falar do sentir-se mal consigo mesmo, a famosa culpa que leva novamente a querer se consolar consumindo ainda mais comida.

Lembre-se: As decisões são conscientes, os hábitos, não! A comida em si não é o grande vilão. Por mais tentadores que sejam um bolo de chocolate, batata fritas, pizza e brigadeiro, não são substâncias que causam dependência eterna.

Qual o problema então? As pessoas engordam devido a:

– Baixa autoestima!
– Frustrações em diversas áreas da vida!
– Histórico familiar com sobrepeso!
– Predisposição genética!
– Maus hábitos alimentares, logo na primeira infância!
– Ingestão excessiva de fast food e alimentos processados com aditivos e conservantes.
– Fracassos de constantes dietas e efeito sanfona!
– Estresse nos relacionamentos – pessoal e profissional!
– Ansiedade, depressão!

A comida carregada de gorduras, amido e açucares tem um efeito tão igual aos antidepressivos, porém de uma forma mais rápida, também após a ingestão trazendo frustrações e culpa.

Quando enfrentamos os fatores emocionais que desencorajam, a mente fica sobrecarregada, isso gera um padrão de comportamentos autodestrutivos, com sentimentos negativos.

Para mudar esses padrões arraigados, precisamos antes de tudo declarar paz com a gordura. Assim, terá a possibilidade de reconstruir sua mente com atitudes e pensamentos mais positivos que geram os hormônios da felicidade. A chave para o seu sucesso é o equilíbrio, restaure o equilíbrio mental fazendo escolhas melhores, como parar de buscar comida como um vício emocional.

Segundo o Depack Chopra: “Use o cérebro, não deixe que ele te use”. Coloque a mente em equilíbrio para então equilibrar todas as outras áreas: hormonal, fome, desejos e hábitos.

Seu peso está todo em sua cabeça, sendo assim, sua mente é a fonte de todas as funções corporais.

Compartilhe esse artigo!

Gostou desse artigo? Comente!

Quer divulgar o seu negócio aqui?
Chame no WhatsApp!