Matérias e Colunas

Entrevista com Erika Galhardi

tmp_26454-01interna-1238007600Mãe de três filhos e formada em direito pela PUC-Rio, Erick começou a carreira cantando em uma paróquia, durante uma missa em homenagem à mãe. Depois de encantar o ambiente na ocasião, a cantora ganhou espaço no cenário católico, se apresentando em variados eventos, como o Rio em Comunhão, entre outros. Mas foi só em 2013 que Erika viveu o ponto mais alto de sua carreira: na Jornada Mundial da Juventude (JMJ), ela teve a oportunidade de cantar para o próprio Papa Francisco.
Seu álbum mais recente, chamado Orações, foi lançado em 2011 e traz a faixa “Navegando”, uma versão em português da canção “Sailing”, do britânico Rod Stewart (versão essa que foi, inclusive, aprovada pelo cantor). No álbum, também estão presentes diversos hinos católicos como “Ave Maria”, “Pai Nosso” e “Oração de São Francisco de Assis”.
Com um single e um clipe planejados para esse ano, Erika contou para gente alguns detalhes sobre o começo de sua carreira e o que move seu desejo de cantar. Confira a entrevista:

Quando você começou a cantar, ainda que não profissionalmente?
Comecei a cantar há 14 anos, logo após o falecimento da minha mãe, em uma missa. Mas não fazia ideia de que sabia cantar.

Sua família é de músicos?
Ninguém é músico em minha família. Sou a primeira.

Em quem você se inspirou para cantar?
Não foi uma inspiração mas uma homenagem: queria ouvir uma música que lembrava minha mãe mas não sabia o nome da música, só cantar. E foi assim que tudo começou!

Quando você passou a cantar profissionalmente?
Passei a cantar profissionalmente há 5 anos, após entrar em estúdio.

Como a música pode influenciar alguém na escolha da religião? Acha que a música tem esse poder?
A música tem um poder absoluto em nossas vidas. Se estamos felizes, ouvimos música e dançamos até sozinhas. Se estamos tristes, choramos nossas mágoas ouvindo música. Acho que um bom louvor cantado/tocado atinge uma alma sedenta de Deus e, com isso, traz a pessoa para a religião.

O que você fez para poder cantar para o Papa Francisco?
Nada (risos). Apenas fui convidada, mas acredito que foi resultado de muito trabalho. Muitas missas e eventos católicos onde cantei.

Como foram os dias que antecederam essa apresentação?
Foram meses, na verdade. Sensacionais! Grandes amizades nasceram, muita partilha, muito aprendizado, muitas graças foram derramadas!

Como foi o dia da apresentação para o Papa? Ficou nervosa? Quais foram as emoções mais fortes daquele momento?
Foi o dia mais emocionante da minha vida! Não tenho palavras para descrever. Minhas lágrimas e meu sorriso definem esse dia. Na realidade, não fiquei nervosa, mas, sim, muito emocionada. E o que jamais sairá da minha memória foi o momento em que, após a comunhão, pediu-se um silêncio, um momento de oração e eu lá do altar, ouço apenas a batida das ondas do mar e mais de 3 milhões de pessoas rezando, quietas. Indescritível!

Agora, você está entrando na internet para divulgação da música católica. Como teve essa ideia?
Essa ideia partiu da minha assessoria. Temos que estar ligados nas redes, né?

Essa iniciativa te dá retorno financeiro?
Está começando. Eu estou trabalhando para isso.

O que você espera do seu futuro como cantora católica?
Espero cada vez mais tocar o coração das pessoas através da minha voz e das orações que canto. Esse é meu serviço: evangelizar.

Onde você mora? Há quanto tempo?
Moro na Barra há 19 anos.

O que mais gosta no bairro?
Gosto da alegria do bairro, da energia positiva das pessoas.

Pretende fazer apresentações musicais no Recreio? Onde?
Eu faço apresentações em todos os lugares. Basta um convite, pois “longe é um lugar que não existe”! Já cantei em Igrejas e eventos religiosos e também em celebrações privadas, como casamentos e bodas.
Contato para shows e eventos:
contato@erikagalhardi.com.br
Telefone: 98004-7902

Compartilhe esse artigo!

Gostou desse artigo? Comente!

Quer divulgar o seu negócio aqui?
Chame no WhatsApp!