Matérias e Colunas

Inovação no tratamento da dor lombar e cervical

dores-lombares-causas-e-alívio
Foto: Flickr

 

A Estabilização Segmentar Vertebral é considerada o método mais eficaz na prevenção e no tratamento da dor lombar e cervical. Segundo a organização mundial da saúde (OMS), cerca de 80% da população mundial tem predileção para ao menos um episódio de dor lombar, sendo no Brasil a principal causa de afastamento temporário do trabalho. Ao longo dos anos, surgiram diversos protocolos de tratamento, porém conseguiam sanar apenas temporariamente as sintomatologias crônicas, ocorrendo recidivas. Esse dado impulsionou uma série de estudos iniciados nos anos 90 por um grupo de fisioterapeutas australianos da Universidade de Queensland, com o intuito de solucionar o problema

Esses estudos deram base de sustentação para o desenvolvimento de um método mais eficaz e definitivo no tratamento e prevenção de dores e patologias lombares e da região cervical. O método, denominado Estabilização Segmentar Vertebral, tem como objetivo principal o fortalecimento dos músculos que compõem a estabilidade central do corpo humano.

Para tal, durante o atendimento de fisioterapia, é utilizado um equipamento chamado Unidade Pressórica de Biofeedback. Esse aparelho possibilita a reeducação da contração correta dos músculos mais profundos, que são responsáveis por estabilizar as regiões lombo-pélvica e cervical, através de exercícios executados sob orientação do fisioterapeuta.

O tratamento com tal método é indicado em casos de dores e patologias diversas da região lombar ou cervical, inclusive pós-operatórios. Qualquer pessoa pode se beneficiar com o método, pois não existe contraindicação.

Experimente essa inovação e sinta os benefícios do método!

Compartilhe esse artigo!

Gostou desse artigo? Comente!

Quer divulgar o seu negócio aqui?
Chame no WhatsApp!