Matérias e Colunas

Consumo sustentável

 

3999355426_122f80107a_o
Foto: Flickr

 

Cada pessoa produz, em média, 1,5 kg de lixo por dia. Assim pode até não parecer muito, mas multiplique isso por uma família de quatro pessoas e, no decorrer de um ano, a soma chega a impressionantes duas toneladas de lixo!

Agora imagine o problema que isso representa para o meio ambiente em um planeta com mais de sete bilhões de habitantes. Preocupante, né? Por isso a importância de cada um fazer a sua parte, evitando o consumo desnecessário, reaproveitando o máximo que der e reciclando tudo o que for possível.

Ser sustentável é uma questão de hábito. Ou melhor, de mudança de hábito. Que tal então aproveitar para rever alguns costumes que você e a sua família adotam no dia a dia para reduzir a sua pegada ecológica?

Pequenas ações fazem toda a diferença, e são muito simples de fazer quando você conhece o jeito certo, assim como trocar o pneu do carro ou como passar roupa.

Confira três formas simples de ajudar o planeta:

1) Reduza

O primeiro passo para ter uma atitude sustentável é reduzir o consumo. Mas isso não quer dizer que você não possa mais fazer compras. E, sim, que você deve se perguntar se aquele item é realmente necessário. Muitas vezes acabamos adquirindo coisas por impulso – que o diga aquela blusinha que você comprou na promoção e agora está guardada num canto do armário sem nunca ter sido usada

Outrasvezes nem mesmo percebemos que estamos consumindo, sabia? As sacolinhas de supermercado são um bom exemplo disso. Não tem porque usar aquele monte de sacolas plásticas para carregar as suas compras toda vez que você vai ao mercado, não é? Basta levar uma eco bag de casa para guardar as compras. Além de ecológicas, elas também são lindas!

2) Reuse

Outra forma de evitar a geração de lixo é reutilizando para outros fins objetos ou peças que não servem mais. Aquela última xícara do seu jogo de chá pode, por exemplo, virar um vaso de flores ou um pote para vela caseira. Que tal usar a sua imaginação?

Até mesmo as suas roupas podem ganhar um novo uso. Sabe aquele seu casaco cor de gelo que manchou com vinho tinto ou molho de tomate, e mesmo depois que você tentou as dicas de como tirar mancha de roupa branca, ainda não foi possível remover toda a mancha? Você pode mandar tingir de azul marinho ou preto, assim ele ganha uma nova vida útil. Ponto para você e para o meio ambiente!

3) Recicle

E para os casos em que não é nem possível reduzir ou reutilizar, a melhor solução é a reciclagem. Se você ainda não separa o lixo entre reciclável e orgânico na sua casa, esta é uma boa hora para começar! E todos podem participar.

Uma boa maneira de fazer isso é colocando à disposição lixeiras específicas para cada tipo de resíduo, como papel, plástico, vidro e metal. E nada de jogar embalagens sujas nelas. Não custa nada fazer um pequeno esforço, não é?

E você, acredita que é possível ajudar o planeta se cada um fizer a sua parte? Quais atitudes sustentáveisvocê e a sua família adotam no dia a dia?

Compartilhe esse artigo!

Gostou desse artigo? Comente!

Quer divulgar o seu negócio aqui?
Chame no WhatsApp!