Matérias e Colunas

Prepare-se para o ENEM!

enem-interna
Aprendizagem também se constitui pela repetição, e ensinar outros alunos te permitirá passar momentos divertidos com os seus amigos | Foto: divulgação

A prova do ENEM está chegando e milhares de jovens de nosso país colocarão um ano inteiro de trabalho à prova. Muitos ficaram noites sem dormir, não foram a festas… Se você se identifica com esta situação, este artigo é para você! Falar de planejamento estratégico agora não faz mais tanto sentido, porque falta aproximadamente um mês para a avaliação. As provas serão nos dias 24 e 25 de outubro. Neste contexto, darei algumas dicas pontuais para um bom desempenho nesta avaliação tão importante.

Reforce o aprendizado. No tempo que resta, em relação aos estudos, é interessante lapidar os conhecimentos já adquiridos. Então, foque nos simulados e reforce o que já aprendeu. Aprendizagem é repetição e, quanto mais provas de anos anteriores ou simulados fizer, mais chance de aprender você terá.

Motivação é o segredo. Motivação é a razão pelo qual acordamos todos os dias com vontade de viver. Quando não conseguimos nos motivar, a vida perde a cor, o sentido. Então, trabalhe-a a seu favor! O Youtube está repleto de vídeos motivacionais. Desta maneira, sugiro que, antes de começar o dia, dedique 10 minutos do seu tempo e veja um deles. Faça um teste agora: digite “não desista” e veja quantos vídeos são listados.

Busque momentos relaxantes. Não se trancafie no quarto estudando, porque não adiantará muito. Provavelmente, você não conseguirá estudar em um mês o que deveria ter estudado em um ano. Saia com os amigos, namore, ria… O stress, ao contrário do que se fala, não é ruim, o seu excesso é que é o problema.
Ensine. Como falei mais acima, a aprendizagem também se constitui pela repetição, e ensinar outros alunos te permitirá passar momentos divertidos com os seus amigos. Dificilmente chegamos ao fim do ano no cursinho sem fazer amizades.

Antes das provas, separe todo o material que será utilizado, desde a impressão do cartão-resposta até caneta ou outro material importante. Antes de iniciar, leia atentamente todas as instruções e as questões. Comece pelas mais fáceis, pois, se acontecer algum erro na administração do tempo, você não perderá nenhuma questão que acertaria. Deixe por último as perguntas que menos dominar. Outro fator importante é o fator psicológico. Tranquilize-se! Você se dedicou o ano inteiro e muitos alunos não demonstram um bom desempenho exatamente por se cobrar demais. Além disso, não se deixe impactar pelo concorrente que terminar cedo a prova. Normalmente, quem termina muito antes do tempo não realizou uma boa prova.

Em suma, muito do que deveria já foi ou deveria ter sido feito, mas sua aprovação pode depender de como você gerir este momento. Logo, não adianta se desesperar. O fator psicológico será o grande diferencial neste momento. Já cansei de ver alunos brilhantes não se saírem bem pelo famoso e apavorante “branco” que acontece na hora da prova ou até pelas complicações que acontecem, como marcar cartão resposta errado. Então, relaxe e faça o seu melhor.

Compartilhe esse artigo!

Gostou desse artigo? Comente!

Quer divulgar o seu negócio aqui?
Chame no WhatsApp!