Matérias e Colunas

Categoria:

Sua empresa é inovadora?

8322120385_52102242c4_k
Foto: Flickr

As pessoas sempre me perguntam como posso ajudá-las a serem mais inovadoras em seus pequenos negócios ou se isso é apenas para empresas com faturamentos exorbitantes. Minha resposta, em forma de pergunta, é sempre a mesma: “Mas o que você chama de inovação? ”

É nessa hora que você entende porque a qualidade dos serviços e atendimento de boa parte dos estabelecimentos comerciais do nosso país deixa muito a desejar. O primeiro erro é confundir inovação com invenção. Invenção e inovação são coisas totalmente diferentes. Invenção tem a ver com construir algo mirabolante, geringonças, produtos imaginativos, processos criados sabe-se lá por que meio inspirador, mas que não necessariamente apresentem alguma solução. É o abridor de cerveja que toca o hino do seu time, é o clube de fidelidade no qual seu cliente nunca vai trocar seus pontos por algo realmente relevante, é o guarda-chuva que utiliza jato de ar para evitar que a pessoa se molhe… Uau! Isso é invenção.

Já inovação é fazer algo melhor do que já foi feito com o objetivo de atender uma necessidade. Simples assim!É perfeitamente possível ser inovador nas mais simples ações e processos,tanto em uma microempresa quanto emuma gigante multinacional. Inventar requer originalidade. Inovar, nem sempre. Inventar é genialidade,talento,inspiração… Inovar é disciplina.

Quando a Zappos.com,hoje gigante mundial do varejo on-line,ganhou o título de empresa com o melhor atendimento (experiência de compra) do mundo, ela simplesmente não havia inventado nada excepcional. Sua missão era muito simples: “Nós resolvemos qualquer problema dos nossos clientes”. Só que eles levaram isso ao extremo. Se você ligasse para a Zappos para pedir uma pizza, você era atendido. Se você estivesse perdido e ligasse pra eles, você recebia ajuda. Ou seja, o negócios deles não eraapensas vender roupas, sapatos e acessórios. O negócioera resolver o problema dos seus clientes.

“A simplicidade é o último grau da sofisticação” (Leornardo Da Vinci). Notou como eles não inventaram nada? Apenas tiveram coragem e disciplina. Isso é inovação. É pensar fora da caixa e é perfeitamente aplicável a qualquer empresa, setor ou negócio. Pode ser um produto, uma filosofia ou uma atitude e não existe melhor momento para inovar do que tempos de crise.

E você, qual é o propósito do seu negócio? Como a sua empresa realmente impacta a vida dos seus clientes?Como você quer deixar a sua marca no mundo?

Em breve, o Recreio vai ganhar a primeira Escola de Negócios Empreendedorismo e Inovação (ENEI) do Brasil focada em Pequenos Negócios. Nela, compartilharemos muito conhecimento e experiências para juntos transformarmos a qualidade dos serviços oferecidos no nosso bairro e formar agentes transformadores para um mundo melhor.

Espero que tenham gostado e para saber mais acessem:

Facebook.com/eneilab

Instagram: @eneilab

Até a próxima.

 

Compartilhe esse artigo!

Gostou desse artigo? Comente!

Quer divulgar o seu negócio aqui?
Chame no WhatsApp!