Matérias e Colunas

O que é alimentação saudável?

16596216868_1f8ab49549_k
Foto: Flickr

 

A alimentação saudável é a alimentação na qual deve-se comer bem, de forma equilibrada, para que adultos e crianças  se  desenvolvam bem, física e intelectualmente.

Ser saudável envolve escolhas de alimentos não somente para manter o peso ideal, mas também para garantir a saúde plena. Hoje em dia, a busca por uma alimentação saudável, vem crescendo cada vez mais. A maioria dos jovens e adultos está focada em uma alimentação mais natural.

É notório que sem uma alimentação balanceada, os riscos de doenças crônicas, como diabetes, obesidade, hipertensão, são enormes.Por isso, acredito que, desde a infância, devemos adquirir hábitos saudáveis, com uma vida mais equilibrada, com diversidade de alimentos, para que possamos nos tornar adultos saudáveis e diminuir os riscos das doenças crônicas.

Esse tema é um motivo de preocupação para muitos pais e educadores, visto que o mercado alimentício oferece uma quantidade enorme de alimentos pouco saudáveis e a mídia ajuda invadindo negativamente nossas casas, com propagandas negativas, tornando os hábitos alimentares cada vez mais inadequados.

Acredito que as escolas exercem um papel fundamental na vida das crianças, já que, muitas vezes, passam mais tempo dentro das escolas do que em casa.Existem inúmeras escolas que aderem a projetosde uma alimentação saudável, incentivando as crianças a ingerirem alimentos como frutas, legumes, verduras, através de oficinas, pratos decorados, receitas saudáveis, teatrinhos, jogos, confecção de mural com alimentos saudáveis e não saudáveis.

Com isso, podemos afirmar que uma alimentação saudável é aquela que ingere todos os nutrientes de forma equilibrada, respeitando sempre a qualidade e quantidade de cada indivíduo, e que, quanto mais cedo aprendemos a comer, melhor será a nossa qualidade de vida no futuro.

Compartilhe esse artigo!

Gostou desse artigo? Comente!

Quer divulgar o seu negócio aqui?
Chame no WhatsApp!