Matérias e Colunas

Empresa privada oferece alternativa energética sustentável

Usina_Alto do Rodrigues - RN
A empresa Insole já está localizada em outros estados do Brasil, como o Rio Grande do Norte | Foto: Divulgação

 

Ainda hoje, o principal combustível usado em geração de energia é o petróleo. Causador de guerras e grande agente poluidor, o combustível fóssil cada vez mais se torna coisa do passado. As energias eólica, solar, hidráulica – muito usada no Brasil – são o futuro, onde o importante é ser renovável e sustentável.

Como já dito anteriormente, a energia hidráulica é a principal fonte no Brasil. Entretanto, em épocas de crises hídricas, como a que enfrentamos esse ano, ficar à mercê de apenas uma mostra o quão deficientes somos de alternativas energéticas. Não por falta de potencial, mas por falta de investimento.

“A energia de hidroelétricas é uma fonte barata, entretanto ela está envolvida em uma cadeia onde há impostos, concessionários, órgãos governamentais, e é refém da sazonalidade – o que encarece o produto –, e, além disso, esse último fator, a sazonalidade, é algo que tem assolado bastante os brasileiros”, destaca Thiago Campagnoli, engenheiro da empresa Insole.

Muitas empresas privadas já enxergam o mercado brasileiro com entusiasmo para outras fontes de energia que possam agradar e atrair o consumidor. É o caso da empresa de Thiago, a Insole, que chegou ao Rio de Janeiro com a proposta de expandir o mercado de energia solar na região. Ele explica o quanto todo o país é um potencial mercado para a implantação desse sistema, graças à sua localização próxima à linha do Equador.

Além disso, Thiago também destaca outras alternativas que podem ser usadas no nosso bairro e em nossa cidade:

“Tratando-se de outras fontes de energia renovável, podemos identificar a fonte de energia eólica como uma boa alternativa. O Ministério de Minas e Energia diz que o potencial eólico do Brasil é de 140.000MW, isso é 50% a mais do que toda a energia utilizada no país atualmente, somando todos os outros meios de geração. Sendo o Rio de Janeiro um dos estados que tem uma das maiores faixas litorâneas do país na região onde há o maior índice de ventos, fica claro o seu potencial em também gerar energia eólica”, declara.

Ainda segundo o profissional, o alto custo, que era um dos principais fatores de recusa para a instalação de energia solar, foi deixado para trás. A marca foca hoje, no Rio de Janeiro, principalmente em clientes de pequeno e médio porte, dando espaço aos ambientes domésticos. Dessa forma, é uma ótima opção para quem deseja escapar dos reajustes na conta de luz do governo de maneira legal e sustentável.

Compartilhe esse artigo!

Gostou desse artigo? Comente!

Quer divulgar o seu negócio aqui?
Chame no WhatsApp!